Publicado em 27/10/2023

Áreas verdes são a tendência nas cidades e em seus empreendimentos

A natureza ativa todo um ecossistema essencial para o funcionamento da sociedade e do mundo.

Pode parecer distópico, mas a tendência é que as cidades sejam cada vez mais verdes por consequência de um comportamento social. As pessoas estão investindo em áreas que trazem mais qualidade de vida pelo simples fato de serem mais próximas da natureza. De acordo com a arquiteta e paisagista Ana Trevisan, muitas cidades do mundo todo e também do Brasil já têm projetos para aumentar os espaços verdes de convivência, porque a ideia é que o passeio fique mais agradável na sombra de árvores integrando-se com a paisagem local. 

Ainda segundo a profissional, essa tendência mundial reforça a máxima de que o paisagismo vai muito além da beleza e se preocupa, muito inclusive, com a funcionalidade e a qualidade de vida das pessoas e o espaço em que está inserido. “A importância do projeto paisagístico é justamente no fato de termos a natureza como forma de ativação do nosso ecossistema, pois não estamos sozinhos nesse mundo, né?!”, observa.

Experiência em paisagismo

 

No mercado da arquitetura paisagística há quase 20 anos, Ana reforça que o Brasil tem uma veia importante no paisagismo, com o internacionalmente conhecido Roberto Burle Marx. Assim, ela e a equipe do escritório Ana Trevisan | Os Espaços Vivos trabalham para entregar ambientes conectados com a natureza que, para além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, criam memórias e resgatam as identidades de quem mora ou passa pelo local. 

Não por acaso, um profissional lembra da diferença em realizar o planejamento paisagístico junto com o inovador. Só assim, é possível prever o que, de fato, será necessário para essas áreas e ter orçamentos mais condizentes com a realidade de cada espaço.

“Em um mundo onde a preocupação com o ambiente é crescente, as atitudes sustentáveis ​​​​tornaram-se uma questão de sobrevivência”, reflete Ana. Um exemplo são os edifícios comerciais que recebem diferentes estilos de pessoas e precisam pensar no impacto ambiental que causam, bem como garantir espaços confortáveis ​​de convivência. 

 

Com atuação em diferentes cidades de Santa Catarina, com vistas a expandir seu reconhecimento para o Brasil, alguns exemplos de trabalhos que Ana realizou na Grande Florianópolis foram o restaurante Fogo e Mar, o antigo Hard Rock Live Florianópolis, e o Armazém Rita Maria, entre tantos outros espaços, projetos inclusivos que estão em desenvolvimento em parceria com a GND Construtora, como o Passeio do Mar, o First com a Furtado de Mendonça, o La Spezia com a Formacco, e o Brava Ocean com a CN Construtora, dentre outros.

“É relevante destacar que quando falamos em paisagismo, estamos nos referindo, também, a plantas que têm um tempo de maturação e de adaptação aos espaços em que estão colocadas”, diz o paisagista. Ela explica que alguns projetos avançados levam anos para sair do papel. Mesmo quando o projeto paisagístico já estiver previsto, ele será o último a ser implantado e é preciso considerar o tempo da natureza para seu desenvolvimento, para que fique como foi planejado e sonhado.

Outro ponto importante do projeto paisagístico é considerar a manutenção. Conforme Ana, ao optar por fazer uma área externa planejada, as pessoas precisam estar cientes de que se elas mesmas não forem cuidar desse lugar, precisarão investir para que alguém faça esse papel. “A área externa é a primeira impressão do espaço então, sim, precisa ser bonita, mas acima de tudo tem que funcionar para quem vai frequentar o local, precisa trazer esse momento de conexão e relaxamento e, como tudo na vida requer cuidados e manutenção ”, conclui.   

O escritório Ana Trevisan | O Espaços Vivos está localizado em Florianópolis, mas atende as regiões Norte, Vale e Alto Vale de Santa Catarina. Construtoras e SPEs são grandes parceiras do escritório e, atualmente, uma equipe está trabalhando com a possibilidade de expandir ainda mais sua expertise para outros estados brasileiros. 

 

Texto e assessoria: Letícia Bombo.