Publicado em 12/11/2018

Workshops no RS apresentam tendências para cores e texturas

08271509112018_MostraCasa_ConstrucaoNH.jpg

Circuito é organizado pela Tintas Farben com lojas parceiras 

"Inspirações e experiências da cor" é o tema do Circuito de Workshops que a Tintas Farben promove por todo Brasil e que passou por Estrela e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar novas informações para arquitetos e designers, os eventos são conduzidos pela  presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC), Elizabeth Wey, e pelo gerente técnico-comercial da Farben, Ilmar Broch. O foco das apresentações é a pesquisa realizada pelo CBC para definir as tendências em cores, servindo de inspiração para trabalhos em várias áreas, inclusive nos produtops desenvolvidos pela Farben quem podem ser  aplicados em móveis, indústrias e vários outros segmentos.

Em Estrela, o workshop na Mostra Arquitetura. Lá, além de Elizabeth e Broch, houve a participação do designer Emerson Borges, de Curitiba. Já em Novo Hamburgo, o evento foi realizado no Hotel Swan Tower, em uma parceria com a Colombo Tintas, revenda especializada Farben. Juntos, os dois encontros reuniram quase 100 arquitetos e designers.

Além da apresentação sobre inspirações e experiências em cores, os convidados puderam conferir a mostra Casa&Construção, um showroom da Tintas Farben com soluções para este segmento. São 20 produtos para pintura de de superfícies, banheiras, piscinas, azulejos, grades, portões, aberturas e casas. As opções apresentadas pela Tintas Farbenvão além da obra e passam pela decoração dos ambientes, com as tintas moveleiras. Para a pintura de móveis, a marca conta com mais de mil cores em sua cartela e também com tintas funcionais, como antichama, antimicrobiana, flake e microtextura. A mostra Casa&Construção da Tintas Farben também apresenta a diversidade de aplicações de cores em múltiplas superfícies. Há opções de produtos para pintura de paredes de cozinhas, hospitais, UTIs, quadras esportivas, pisos de oficinas automotivas e concessionárias e antiderrapantes. 

Em destaque na mostra estão as novas cores da cartela Farben Fashion Colors 2019, desenvolvidas em conjunto com o Comitê Brasileiro de Cores seguindo as tendências pesquisadas pelo Grupo de Estudos da Cor para a América Latina (CECAL). A cartela ganhou 36 novas cores, entre elas tons metalizados, um dos hits da arquitetura contemporânea.  O Comitê Brasileiro de Cores (CBC), através do Cecal, faz uma ampla pesquisa para entender comportamentos e como eles vão interferir no uso de cores. São 40 pesquisadores de diferentes áreas participando do estudo. Neste ano, o trabalho focou nas áreas de geologia, antropologia e espacial para indicar três inspirações perenes e uma temporária. A partir das pesquisas, foram indicados os movimentos Geo Raízes, com referência na Geologia; Infinitum, definidas a partir da observação do espaço e das cores identificadas em esstrelas e nebulosas; Young-Yang, extraídas da análise antropológica do comportamento dos jovens e de seus movimentos. Há ainda a inspiração temporária Floralis, com cores extraídas da natureza, especialmente das flores.