Publicado em 16/05/2022

Sexta Jazz AF arma tributo à Diana Krall e Wayne Shorter

Sexta Jazz AF 2021 - Arquivo Crédito Eduardo Duks _ (1).jpg
Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, o evento mensal é um dos mais importantes projetos de jazz e música instrumental de Florianópolis. A edição do dia 20 de maio terá dois concertos na mesma noite. Gratuito!

Pela primeira vez, o Sexta Jazz AF, da Aliança Francesa Florianópolis, promove dois concertos em uma mesma noite. O primeiro espetáculo será um tributo ao saxofonista Wayne Shorter e, o segundo, uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall. Para as apresentações, os músicos Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem quatro convidados: os instrumentistas Edilson Tatu (piano), Elio Lorenzo (saxofone) e Gabriel Barbalho (trompete) e a cantora Claudia Bosle. O Sexta Jazz AF Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall será no dia 20 de maio, às 19h30h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita mediante apresentação de comprovante de vacinação. Vagas limitadas. 

Ao longo da história do Sexta Jazz AF (o projeto é realizado desde 2014 na Capital), poucas vezes foram realizados dois espetáculos em uma mesma noite. Também em raras ocasiões o projeto homenageou artistas ainda vivos ou em atividade. “O jazz se misturou tanto com outros estilos que ainda tem muito jazz clássico para homenagear”, explica o músico Tiê Pereira, um dos curadores do projeto.

Wayne Shorter e Diana Krall, no entanto, embora de gerações e estilos diferentes, são referências e influências importantes para a música contemporânea. O concerto que abre a noite, a partir das 19h30, será dedicado ao saxofonista e compositor norte-americano. Aos 88 anos, foi só há pouco tempo que Shorter se aposentou, de fato, dos palcos, não sem deixar um legado. 

“Ele tem um corpo de trabalho imenso, escreveu muitas músicas que se tornaram standards do jazz. É um artista muito influente do campo harmônico. Além disso, ele passou por importantes grupos da história do jazz, como o The Jazz Messengers e o segundo quinteto de Miles Davis — que foi o grupo mais importante de Hard Bop e de jazz”, diz Tiê Pereira.  Para homenageá-lo, Tiê e Borghezan contarão com o pianista Edilson Tatu e o trompetista Gabriel Barbalho. Além dele, também participa o saxofonista cubano Elio Lorenzo, que toca saxofone tenor — assim como Wayne Shorter tocava.

Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo

Claudia Bossle 1 - CréditoErika de Faria 2.jpg

O segundo espetáculo começa às 20h50 com uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo. A canadense de 57 anos é reconhecida por ter ajudado a revitalizar o papel das cantoras no jazz. “Ela emulou o jazz swing, o jazz mais clássico, tanto na maneira de cantar como na maneira de tocar pianos”, destaca Tiê Pereira. Para homenageá-la, a cantora Claudia Bosle (foto) se junta à banda formada por Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria), Edilson Tatu (piano) e Elio Lorenzo (sax)  e empresta seu vozeirão a algumas das principais faixas do repertório de Diana. 

Música e solidariedade 

O Sexta Jazz AF é parceiro do Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG), da Capital, e a cada edição arrecada alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser participar da campanha, basta levar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento.  As doações serão entregues ao CCCG. 

*Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local. Não é permitido entrar com bebidas.

Serviço: 

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall

Quando: sexta, 20/5, 19h30h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 - Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito (mediante passaporte da vacina.  Sujeito à lotação do espaço)
Mais informações: www.affloripa.com.br

 

Texto: Carol Macário