Publicado em 09/03/2022

Trends 2022: Masotti Floripa dá a receita para criar ambientes arrojados e acolhedores

IMG_7623.jpg

Desenhos curvos, detalhes em tons de ouro e releituras da energia do século XX marcam presença na décor deste ano (Projeto: Paula Ramos/ Foto: Fernando Willadino)

O ano de 2022 inicia e fortalece as previsões do que vai marcar presença nos lares brasileiros ao longo dos próximos meses. Depois de quase dois anos de quarentenas e adaptações, finalmente vislumbramos a saída desse marcante período histórico, mas com uma roupagem comportamental diferente da que costumávamos vestir. Queremos ambientes estilosos, sem abrir mão do afetivo e do aconchegante. A busca pelo conforto permanece e mantém-se também a proximidade com os elementos naturais nas cores, elementos orgânicos e na fluidez das formas. 

São muito bem-vindos os itens com toques em tons luxuosos nos acabamentos, como na utilização do dourado, e detalhes elegantes que nos transportam à exuberância de décadas passadas, presentes no estilo retrô, numa viagem nostálgica repleta de conforto sensorial. 

Vem com a gente saber o que vai ser in neste 2022:

Golden Fever: as variações de tons de ouro, muito utilizado em décadas passadas, reaparece aqui e ali há algum tempo, mas agora ganha força total, tanto nos detalhes das peças de interiores, como em extensões maiores, como é o caso da mesa lateral Juve, toda em dourado, encontrada na Masotti Floripa. A cor terciária também pode estar em uma área menor da peça, e em dupla com algo mais neutro, como na mesinha Chic Tall, em preto e dourado, também do acervo Masotti. O ouro juntamente com o preto imprime sofisticação ao ambiente e dispensa grandes produções por impactar visualmente já ao primeiro olhar. 

Retrô: os formatos arredondados de uma estética que se pretendia futurista nas décadas de 1950 e 60 estão de volta. A Poltrona Windig, assinada pelo designer Mauricio Bomfim, e em exposição na Masotti Floripa, transforma a sinuosidade  dos seus traços em sinônimo de beleza e conforto. A cor amarela evidencia o design da peça e é bastante utilizada em decorações com pegada retrô. 

Minimalista: o mood “menos é mais” também veio para ficar. A simplicidade de móveis em linhas retas, atemporais, sem elementos que pesem na décor e que podem ser combinados com peças de outros estilos é de uma elegância que não podemos deixar de reconhecer. A pegada minimalista, que tem tudo a ver com a visão atual tão necessária de sustentabilidade, confere charme e assertividade aos projetos de interiores. Esta estética marca presença na Masotti Floripa com a mesa de centro Viés, assinada pela designer Rejane Carvalho Leite para a Dü Design. 

 

Comfy: pautado no bem-estar, o conforto está firme e forte na moda do vestuário desde 2020 e não ficou longe das tendências para a arquitetura e interiores. Os tons são suaves e neutros, os tecidos e revestimentos têm toque macio e o design é elegante e acolhedor, como podemos observar neste conjunto de poltrona e puff Montana, que reinam absolutos na vitrine da Masotti Floripa. 

Modernismo orgânico: aqui vemos parte do ambiente homônimo criado pela arquiteta Andressa Venturini para o Colors Trend Masotti. O vínculo com a natureza foi a força motriz para a criação deste quarto, com a cartela de tons terrosos e alguns galhos secos como protagonistas na ambientação. “Estamos vivendo um período de carência, então pensamos num ambiente que proporcionasse essa sensação, o aconchego que o abraço nos dá”, pontua a arquiteta. Na composição, com a parede em terracota, foram utilizadas luminárias e cestarias criadas a partir do reuso de pedaços de couro. 

 

Texto: Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Nathália Zinke Lemos