Publicado em 13/06/2019

Temporada de aconchego

abre.jpg

O friozinho está batendo à porta - e com ele uma vontade enorme de ficar em casa. Mostramos a seguir como prepará-la para a chegada do inverno!

Você já ouviu falar em Hygge? Tal conceito, também considerado um estilo de vida, surgiu na Escandinávia, sobretudo na Noruega. Como nos países nórdicos o sol aparece poucas horas durante o inverno, é comum as pessoas preferirem ficar em casa por mais tempo. E há todo um ritual para isso. O lar ganha poltronas, mantas, lareiras acesas e um clima pra lá de especial. Tudo para garantir um conforto maior na estação mais fria do ano. Aliás, ela já está dando as caras no Brasil. Por isso, chegou a hora de dar aquele “quentinho no coração” do seu lar.

Uma boa dica é apostar em peças revestidas com tecidos que aquecem, como veludo, camurça ou suede. Poltronas são muito bem-vindas para criar cantinhos intimistas, como este composto por peças da Masotti. Uma boa dica é optar por mobiliário confortável e tons que remetem ao aconchego, como o verde. O espaço ainda é complementado por uma luminária de metal, puxado para o dourado. Nesse caso, dê preferência a lâmpadas amarelas, pois elas reforçam aquela sensação de aconchego. Detalhes em madeira também fazem toda a diferença – e você pode comprovar isso ao olhar os dois bancos escolhidos para a composição. São estilos diferentes, mas que se complementam.

poltronacourobiombo.jpg

Ao lado, outro cantinho para descansar. Um biombo delimita esse espaço, que ganhou ainda uma poltrona e um banco para apoiar os pés. Juntos lembram uma chaise. O tom caramelo é uma tendência e também remete ao aconchego. A mesinha lateral tem tampo branco com base em cobre, outra tendência do estilo Hygge. 

Tons em harmonia

A madeira é mais uma característica marcante do ambiente – e pode ser vista em vários detalhes deste projeto criado pela Masotti. Na lateral, um aparador de madeira se destaca pelas linhas retas e limpas. Em frente, bancos com um desenho mais orgânico para balancear a composição. Repare também que as molduras do quadro são amarelas. A ideia é ter ambientes leves, suaves, mas com um toque bem pontual de cor.

bufemadeira_banquinhos.jpg

Aliás, já que falamos sobre os tons, o estilo Hygge é conhecido por cores sóbrias. Apenas alguns detalhes se sobressaem, criando assim um equilíbrio importante para a casa (principalmente para garantir aconchego). O preto e o branco são bastante usados – e combiná-los não tem erro. É possível notar isso no cantinho que tem um quadro no chão. Os tons se complementam, com uma pincelada de vermelho que aparece na gravura.

0dde9a441e07cd7ce84962f8c3b009923caf2228/1691$cocabanquinho.jpg (2000×3000)

O espaço reservado ao sofá conta com várias boas surpresas, como o banco de couro e o de palha. Isso mesmo: estilos tão diferentes se misturam de uma maneira harmoniosa. No mesmo espaço, uma mesa lateral com tampo de madeira se destaca pela base que mistura metal, traços marcantes, a própria madeira e muito estilo.

banquinhosmesasofá.jpg

No quarto é possível ver outro elemento bastante comum em decorações com estilo escandinavo. São as peças com acabamento que simula pele. Os banquinhos, todos disponíveis na Masotti, são um convite para uma viagem sem escalas aos países nórdicos. Mais uma vez, o biombo para dar um pano de fundo muito especial ao ambiente. Tudo muito irresistível, simples, aconchegante e natural. E que venha o inverno!

0dde9a441e07cd7ce84962f8c3b009923caf2228/145$banquinhosdepelo.jpg (1000×1500)

 

 

Fotos: Fernando Willadino

Texto: Juliana Duarte Camargo

Produção: Fabi Henrique