Publicado em 24/05/2021

Sofá Maré é destaque em área intimista e cercada pela natureza

IMG_8744.jpg

Tendo como pano de fundo a idílica Lagoa da Conceição, a área externa, projetada pelo arquiteto Thiago Patrício, é pura beleza e aconchego

Imagine acordar cedo e tomar o café da manhã enquanto espia o amanhecer da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. É exatamente essa a realidade que um casal vivencia em sua rotina, com uma área externa coberta,  projetada pelo arquiteto Thiago Patrício, que faz jus à paisagem local. O projeto tinha como propósito criar uma área mais intimista para os moradores fazerem refeições rápidas. Os clientes queriam para o local uma paleta de cores inspirada na Grécia, com um mobiliário neutro e repleto de brancos, beges e demais tons claros.

O espaço, que é carinhosamente chamado de “área do café da manhã”, todavia, saiu bem diferente do desejo inicial. A “culpa” da reviravolta no estilo foi de uma visita despretensiosa que o casal fez na Masotti Floripa. Ao se depararem com o sofá Maré, da designer gaúcha Marta Manente, uma paixão arrebatadora pelo móvel fez o projeto inicial cair por terra. “Os clientes viram essa peça no próprio showroom. Então decidimos reformular o projeto”, conta Thiago, que se diverte lembrando da guinada que o sofá modular trouxe para o espaço.

A escolha acabou norteando os demais itens do espaçol, como a área dedicada às refeições, que conta com a mesa de jantar Zenn com tampo em madeira, além de cadeiras Viena com tricô naútico e teca. Todos Masotti Floripa.  A luz indireta se dá com a luminária de piso feita em jequitibá natural com uma cúpula de linho off white. Para completar, um charmoso ventilador de teto em madeira e um espelho minuciosamente posicionado para refletir a beleza natural da Lagoa.

Em seguida, um pequeno lounge com duas poltronas é o pouso ideal para relaxar e contemplar um dos cartões postais da cidade. Em sequência, destaca-se o sofá Maré, composto por diversos módulos. Com seus tom em ocre lembra um pôr-do-sol estonteante. O sofá, de fato, caiu como uma luva para o espaço, já que o casal é festeiro e gosta muito de receber convidados. Porém, cada recepção tem seu toque específico: algumas são mais formais e outras despojadas. “O sofá Maré é todo modulado, sem encosto fixo e possui peças muito leves. Então, toda vez que é preciso liberar ou mudar o espaço, basta levar as peças para onde se deseja” explicou o arquiteto. É tão simples mudar a disposição que às vezes o local se transforma em uma vibrante pista de dança”,  explica Thiago.

O estofado contorna a mesa de centro Gil com bowl, que junto com as laterais modulares metálicas do Maré, acomodam drinks, bebidas e o que mais for necessário, formando um espaço aconchegante e acolhedor tanto durante o dia a dia, quanto nas comemorações. O que indica que abandonar o plano original compensou: o espaço vai muito além dos cafés da manhã planejados e das festividades do casal. O arquiteto disse que o canto também se tornou um dos que os moradores mais gostam,  sendo cenário para outros usos, como um home office descontraído cercado pela natureza. Como resultado, a área externa mistura cores quentes e vibrantes, materiais tecnológicos capazes de resistir às intempéries que os moradores de Floripa conhecem bem e ainda funciona como um refúgio mais do que especial. Porque às vezes, na vida, o que precisamos é mudar tudo o que foi planejado e esse cantinho não nos deixa acreditar no contrário.


Texto: Naiara Lima para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino

Projeto: Thiago Patrício