Publicado em 26/08/2015

SC terá cursos inéditos na área da construção civil e arquitetura

BIM (1)

Fatenp/Unigranrio terá curso de extensão na plataforma BIM, que reduz desperdícios e custos em projetos e no canteiro de obra

*Por Carla Pessoto

A Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp/Unigranrio) irá lançar um curso de extensão para plataforma BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção), que será inédito neste formato e em Santa Catarina – hoje, a metodologia está apenas em alguns MBAs (Master of Business Administration) e em mestrados e doutorados em outros estados. Para dar início ao processo, na próxima quinta-feira (27) acontece a palestra do coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento do Governo de Santa Catarina (SPG), Rafael Fernandes Teixeira da Silva, na sede da Faculdade, com o tema “BIM, uma nova forma de fazer engenharia e arquitetura”.

Silva, que é engenheiro de Produção Civil, engenheiro de Materiais e possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo, também preside o Grupo de Trabalho catarinense sobre o BIM (GT-BIM-SC) e é coordenador do Laboratório BIM (LaBIM-SC), implantado pelo governo estadual para fazer experiências e estudos sobre a plataforma, utilizada por escritórios de engenharia, arquitetura e empreiteiras.

“O BIM permite governança, sustentabilidade, assertividade e qualidade em projetos de obras", diz ele. Um dos exemplos práticos é a redução considerável de desperdícios de materiais e de produção de resíduos nos canteiros de obras, diminuindo, assim, os custos. A intenção da Secretaria de Planejamento do Estado de SC é estudar BIM para sua implantação no Estado, para que em 2018 todos os projetos do governo sejam licitados e contratados em BIM. "Porém, precisamos nos preparar para esse desafio e fomentar o mercado para esta mudança”. Segundo Maria Helena C. Cavichiolo, coordenadora do curso de Design de Interiores da Fatenp/Unigranrio que também está à frente da proposta do novo curso, “existe uma demanda muito grande por conhecimento na área e é essa necessidade que queremos suprir”.

Serviço O quê: Palestra “BIM, uma nova forma de fazer engenharia e arquitetura”, com Rafael Fernandes Teixeira da Silva Quando: 27 de agosto, às 19h30 Onde: auditório da Fatenp/Unigranrio, Avenida Vidal Procópio Lohn, 1081, Bairro Nova Palhoça, tel.: 3242-1001 Quanto: Gratuito