Publicado em 28/02/2018

Saiba como usar a Ultra Violet: a cor Pantone 2018

@BritandCo.jpg

*Por: Chaves na Mão

 

Todos os anos, o Pantone Color Institute, uma das consultorias mais respeitadas no mundo para este assunto, elege uma "cor do ano". A partir do momento que um tom recebe esta denominação, ele passa a ser presença garantida em vários lugares. O instituto já divulgou sua escolha para 2018: o tom Ultra Violet. O Ultra Violet é um roxo muito profundo. A própria Pantone afirma que ele lembra o céu, o espaço e a imensidão.

De acordo com o site da consultoria, "complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso".

Qual é o efeito da cor do ano Pantone 2018?

Sob o ponto de vista da psicologia das cores, o roxo é o equilíbrio perfeito entre o azul, calmo e estável, e o vermelho, enérgico e um símbolo atemporal da paixão. Do mesmo modo, o tom muitas vezes é visto como a cor do cosmos e do misticismo. Só que o roxo também é uma cor que existe pouco na natureza, a ponto de algumas pessoas afirmarem que é artificial.

Além de estar ligada ao luxo, à nobreza, a cor está ligada à criatividade e à inovação. Por esta razão, é a escolha de muitas empresas de tecnologia com modelos de negócio disruptivos para suas identidades visuais, como Yahoo e Nubank. Antes de realmente usar a Ultra Violet na decoração, é importante levar todos estes significados em conta: por mais que você não perceba, todas as cores enviam uma mensagem!

Como usar a cor do ano Pantone 2018 na decoração da casa?

O Ultra Violet é uma cor intensa. Deste modo, o melhor é que, ao usá-la na decoração, ela não seja tão predominante, mas o ponto de contraste que todos os cômodos precisam. Tenha a regra 80/20 sempre em mente: para atingir o equilíbrio estético, todo ambiente precisa ter 80% de tons claros e 20% de tons escuros. Adorou a Ultra Violet, mas não sabe como usá-la? Então dê uma olhada nas paletas que a própria Pantone sempre cria com as cores do ano para orientar arquitetos, designers e decoradores.

 

Confira nossas dicas para aplicá-la a todos os ambientes da sua casa:

 Ultra violet na sala

A sala é um ambiente onde há mais liberdade para montar a decoração. Não há limitações como as dos quartos, onde os especialistas indicam o uso de tons mais claros, e não dos mais vivos. Ainda assim, é sempre bom pensar na mensagem que cada cor carrega. A Ultra Violet, por exemplo, tem, ao mesmo tempo, uma aura de nobreza e modernidade. Você pode pintar uma das paredes neste tom (de preferência a primeira a ser vista quando se entra no cômodo, para fazê-lo parecer mais amplo), ou ter um sofá ou tapete com estes tons.

cor-2018-pantone-ultra-violet-tendencia-decoracao-studio-lab-3.jpg

Ultra violet no exterior

Como a ultra violet e os roxos em geral são cores fortes, recomenda-se que só seja usada nas fachadas de casas mais imponentes e modernas. Se não for o caso do seu imóvel, nada impede que você o use em elementos decorativos, como flores, para dar um toque de cor ao jardim. O mesmo pode ser feito em imóveis nos quais a varanda é um espaço bastante usado, como os apartamentos em Balneário Camboriú e outras cidades litorâneas.

 

via-dei-volsci.jpg

Ultra violet no quarto

Especialistas recomendam que a decoração de quartos seja predominantemente em tons pastéis, já que as cores mais chamativas podem afetar a qualidade do sono. Mas se quiser, pinte uma parede de ultra violet e seja feliz! Se a sua opção for por um ambiente mais calmo, invista somente em objetos decorativos neste tom, para dar um toque de cor: cobertores, almofadas, flores, tapetes... 

93bb0ef9ae377775d2b6ab8ebefc8d68.jpg

Ultra violet na cozinha

Você já percebeu como há poucas embalagens de alimentos em tons roxos? O motivo por trás disso é o fato de que esta cor não é comumente vista na natureza, especialmente em alimentos. Por esta razão, ela não ativa os gatilhos da fome, ao contrário do vermelho e do amarelo. Assim, também é raro vê-la na cozinha. Ou seja: se você pretende usar a ultra violet neste cômodo, prepare-se para chocar! É uma escolha extremamente moderna.  Como este é o tom do ano, em breve haverá vários itens de cozinha e decoração. Panelas, colheres, toalhas de mesa… todas são uma excelente oportunidade para tornar o ambiente mais moderno.

cor-2018-pantone-ultra-violet-tendencia-decoracao-studio-lab-1.jpg

Ultra violet no home office

O roxo é um tom que nos remete ao futuro e à inovação. Por isto, se você tem um home office, esta é a cor perfeita para decorá-lo! Você pode pintar uma das paredes do seu escritório neste tom, colocar objetos decorativos, móveis, tapetes… Tudo isto fará com que você seja mais criativo! Caso você receba clientes neste espaço, o uso da Ultra Violet fará com que te vejam como um profissional mais inovador, um importante diferencial no mercado atual. Invista sem medo!

 

99e7ae032d2ef3e12ffd136c72cf91dc.jpg