Publicado em 01/05/2022

Quer acertar na compra do móvel planejado?

 

evviva (1).jpeg
Especialistas compartilham dicas para quem sonha em criar ambientes personalizados para o lar ou escritório

Para quem sonha em personalizar um ambiente com uma decoração diferenciada que imprime estilo e autenticidade em espaços e interiores, investir em móveis planejados é a recomendação para unir design, conforto e elegância em projetos de décor.  A principal vantagem dos planejados é criar ambientes personalizados que atendam as necessidades e gostos dos clientes, adaptando o mobiliário a partir de uma infinidade de variações na composição dos móveis, seja no tamanho, cor, formato, funcionalidade, entre outros.

Antes da compra, porém, é preciso atenção a alguns detalhes para garantir não apenas a qualidade e funcionalidade dos móveis, mas também seu apelo estético como elemento de composição dos diversos ambientes da casa ou escritório. Especialistas das fabricantes de móveis sob medida Evviva Florianópolis e Kleiner Schein (foto abaixo), com showrooms no Shopping Casa & Design, compartilham sua expertise em projetos de decoração. As peças produzidas nas lojas são entregues com acabamento e garantia de fábrica, prontas para serem instaladas na sua casa.

Cozinha modulada da Kleiner Schein/Projeto: Handry Roth/Foto: Mariana Boro 

A arquiteta Paula Machado Isidoro, gerente de marketing da Kleiner Schein, evidencia os diferenciais para criar ambientes exclusivos com móveis planejados, valorizando cada detalhe na materialização do projeto. “Além da estética, sempre muito valorizada pelos cliente, é muito importante estar atento também à funcionalidade do móvel proposto, e por este motivo, buscar por profissionais capacitados, aptos a desenvolver a melhor solução para o ambiente”, pontua.

Saviany Monteiro, proprietária da Evviva, destaca os pontos importantes que tornam os projetos de design de interiores ainda mais exclusivos, desde o planejamento até a escolha dos materiais para que sejam duráveis e funcionais. “O diferencial está em atender ao projeto sem grandes interferências, deixando com que o trabalho do profissional fique praticamente o mesmo que foi projetado. O sistema exclusivo da Evviva, permite a produção de peças especiais, em formatos orgânicos e diferenciados que se adaptam às particularidades do ambiente, se adequando perfeitamente às necessidades dos clientes”, comenta Saviany.

Acompanhe o passo a passo para acertar na compra do móvel planejado:  

Living office da Evviva Florianópolis/ Projeto:  Rose Campos Martorano/Foto: Lio Simas

Planejamento

O primeiro passo é listar todos os ambientes que precisam do mobiliário planejado, assim como definir a ordem de prioridade de cada um dentro do projeto. Aqui podem entrar de quartos e cozinhas a banheiros e escritórios, por exemplo. Assim, caso o orçamento do projeto não couber no bolso de uma só vez, você pode começar investindo nos cômodos prioritários para, na sequência, mobiliar os demais. 

“A elaboração de projeto de móveis deve ser uma construção conjunta entre o cliente e o profissional: uma troca entre desejo, necessidades, estética e funcionalidade, sempre aliado à materiais de qualidade que desempenharão papel fundamental na rotina de uso e aumentarão a vida útil do bem adquirido,.” destaca Paula Isidoro.  A fase do planejamento é o momento de personalizar o projeto de acordo com o ideal do cliente. Por isso, nessa etapa, é importante buscar por fornecedores especializados para que o projeto seja pensado com exclusividade.  

“Cada produto sai da fábrica da Evviva com o nome do cliente timbrado na comanda de entrega, além do memorial descritivo detalhado e afinado com as necessidades de cada morador da casa. Na marcenaria inteligente, todos os compartimentos internos dos móveis são definidos para cada item pessoal dos clientes”, revela Saviany.   

Materiais

Quarto da Kleiner Schein/ projeto: Carol Goulart Interiores/Foto: Archi Imagem e Chateau Blanc Itapema

É preciso pensar na usabilidade dos móveis no dia a dia e se terão papel mais funcional ou estético. A partir disso, é possível definir os materiais mais adequados para cada espaço, considerando a durabilidade, praticidade na limpeza e manutenção e apelo estético, por exemplo.  Portanto, na hora de escolher os materiais, é preciso prestar atenção aos detalhes para que o projeto atenda no quesito estético, mas sem abrir mão da qualidade e funcionalidade dos produtos no dia a dia. Assim, design e padrão se complementam de forma harmônica e elegante.

Paula aponta que a dica nessa etapa é buscar por fornecedores que trabalhem com o mesmo estilo desejado, comparando conceitos, materiais e acabamentos. Traduzindo em imagens o que é buscado pelo cliente para servir de referência. "Prestar  muita atenção ao momento do briefing onde o profissional coleta todas as informações necessárias ao planejamento do projeto também é essencial. Quando houver a necessidade de adaptar eletrodomésticos, é preciso ter em mente os modelos de desejo para que o projeto  seja planejado considerando medidas e peculiaridades", alerta a arquiteta. 

Durabilidade

Além da qualidade das peças, a estética também conta muito para longevidade de um móvel planejado. Cuidado ao seguir tendências e modismos, especialmente na definição das cores e texturas dos acabamentos e da composição delas com os demais elementos do ambiente e estilo da decoração como um todo para não enjoar da decoração. Saviany ressalta que os detalhes manuais fazem toda diferença no que se refere a durabilidade, destacando o diferencial da Evviva no acabamento manual dos produtos que conferem um toque final de qualidade e excelência. 

Curtiu as dicas? Visite a variedade de lojas de mobiliário e decoração do Casa & Design e inspire-se para montar um projeto dos sonhos! 


*Texto: Bianca Escrich para Casa de la Gracia Comunica,

*Conteúdo especial para o blog do Shopping Casa & Design