Publicado em 19/09/2019

Quarto dos Irmãos traz soluções versáteis e que incentivam o convívio

_MG_1956_fotoMarianaBoro.jpg

Projeto assinado por Tici Tieppo e Talita Abraham para a CASACOR SC em Florianópolis foi pensado para uma menina de seis e um menino de três anos, que compartilham o mesmo espaço.

Elas são arquitetas, mas também mães experientes. São amigas e sócias há algum tempo, mas esta é a primeira vez que Talita Abraham e Tici Tieppo atuam juntas em uma mostra de decoração. Na estreia da CASACOR / Santa Catarina 2019 em Florianópolis, a dupla apresenta o Quarto do Irmãos, um projeto de 37 metros quadrados, pensado para uma menina de seis anos e um menino de três, que juntos compartilham a experiência de dividir o mesmo quarto.  “Incentivar o convívio dos irmãos, além de respeitar também a individualidade dos pequenos a partir de soluções pontuais na decoração foi o que inspirou a criação deste dormitório. A experiência de dividir o quarto desde cedo já inicia a criança a saber viver em sociedade. Nesta proposta mostramos isso, acreditando que compartilhar o mesmo espaço estimula o hábito da convivência e cooperação”, pontuam as profissionais. 

No desenvolvimento da ambientação, as arquitetas buscaram referências no arco-íris e em toda a sua simbologia de forma, luz e cores. Também compararam a formação do arco-íris com a formação da criança, onde é preciso luz (nascimento) e chuva (acontecimentos/fases/vivências) para que a criança se desenvolva e se transforme num ser integral, assim como o arco-íris quando visto por inteiro.

_MG_2022_fotoMarianaBoro.jpg

Por isso, no Quarto dos Irmãos a ludicidade ganha atenção especial. Ela aparece na setorização das áreas de vestir, estudar, dormir e brincar, na paleta de cores, no desenho do mobiliário, na decoração das paredes e acessórios. A magia está também nos mínimos detalhes: no tapete em forma de folha na área de leitura, na cortina de algodão cru com gotas de chuva, na casinha em serralheria com nichos para organizar os brinquedos, nos quadros e ilustrações interativos, no balanço. Por falar em mobiliário, Tici e Talita apostaram no uso de móveis soltos, que permitem com mais facilidade alterar o layout quando necessário. As peças, desenhadas por elas, primam pela versatilidade. Ou seja: foram pensadas para poder acompanhar as diferentes fases da criança ou mesmo passar de um irmão para o outro. Um exemplo é o desenho de um módulo, especificamente, que pode servir como trocador e, mais tarde, se transformar em uma escrivaninha ou penteadeira.

A conscientização ainda vai além neste trabalho. As arquitetas tiveram a preocupação de escolher materiais em equilíbrio com a natureza, como o revestimento de brick nas paredes, que utiliza compostos reciclados na fabricação, sobras de descarte cimentício e vidro reaproveitado, dando o efeito granilite. Na produção do revestimento, 100% da água utilizada é reaproveitada. E mais: toda embalagem da linha traz o selo ‘eureciclo’, que atesta que o seu descarte se dará de forma sustentável. O rodapé também é feito a partir de matéria-prima reciclada e o outro módulo de rodapé é utilizado como recurso para confecção de todo o painel de lambri. As colchas, cortinas e algumas almofadas são confeccionadas em tecido 100% algodão sem tingimento, o que mostra o potencial de utilização de materiais sem tratamentos extras. Presença de brinquedos de madeira, bonecos de pano de confecção artesanal, palhinha natural no mobiliário.

_MG_2060_fotoMarianaBoro.jpg

Quarto dos Irmãos e os pilares do tema trazido pela CASACOR 2019 sobre o Planeta Casa

Sustentabilidade, tecnologia e afeto são os três pilares do conceito Planeta Casa, que guia as mostras CASACOR em todo o Brasil em 2019. O conceito foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.

Sustentabilidade - O projeto apostou em ecobrick, mobiliário reaproveitável, rodapé reciclado, em tecidos de algodão cru e brinquedos de madeira. As arquitetas também utilizaram o conceito da sustentabilidade com a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. Ou seja: a formação de um ser humano desde cedo, com princípios e educação, é a parte mais importante para a preservação do meio ambiente.

Afetividade - O espaço explora as texturas dos tecidos, que remetem ao afeto pelo toque. A afetividade está ainda na ideia do espaço compartilhado, que estimula a brincadeira, o uso do quarto como palco de experiências enriquecedoras e que vão moldar a personalidade dos pequenos. A decoração também destaca cores que abraçam e trazem alegria. O layout ainda evidencia o respeito à escala da criança, estimulando o desenvolvimento da sua autonomia e a brincadeira, tanto entre irmãos quanto da família.

Tecnologia - Aqui a tecnologia aparece de outras maneiras. Ela está na solução inteligente dos móveis, com design dinâmico e que foi pensando para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças, acompanhando as diferentes fases dos pequenos. Tecnologia na utilização de módulos de rodapé para revestimento de parede, na escolha dos tecidos, na iluminação pensada para a criação de diferentes cenários no quarto. No quesito de equipamentos eletrônicos, a opção de apenas uma caixa de som. As arquitetas optaram de forma consciente pela não utilização de eletrônicos no quarto infantil, para estimular o olho no olho, a brincadeira, para deixar a imaginação fluir. É brincando que as crianças descobrem o mundo, os sentimentos, formam o seu caráter. Menos TV, menos computador, menos celular, mais vivências na vida real. 

 

Texto: Jana Hoffmann

Fotos: Mariana Boro