Publicado em 26/07/2023

Projeto “Ontemanhã", inspirado em série do artista Hassis, estreia na Fundação Hassis

“Ainda há tempo…”, disse o artista quando apresentou a série de pinturas em 1967.

 

hassis01.jpeg

 

Um projeto com ênfase para a produção e memória de um expressivo artista modernista e para a perspectiva de um futuro onde a arte impacta positivamente o mundo educacional e corporativo. É o “Ontemanhã”, cujo lançamento vai ocorrer neste mês de Julho pela Fundação Hassis. O projeto é inspirado na série de pinturas produzidas no ano de 1967 pelo artista Hiedy de Assis Corrêa (1926-2001), consagrado pintor, desenhista e ilustrador, que projetou a arte de Santa Catarina para o cenário nacional e internacional. O projeto “Ontemanhã” foi aprovado pela Lei de Incentivo à cultura de Florianópolis com apoio do DOT Digital Group.

 

Hassis é um dos artistas mais renomados de Santa Catarina. Em várias ocasiões - fosse por sua estética, fosse por suas convicções - ele se mostrava à frente do seu tempo. Suas obras são uma fonte de inspiração baseada na vida real, apresentando detalhes da rotina, do trabalho, das misérias e virtudes humanas. Ontemanhã - nome dado ao projeto - é uma série do artista produzida no ano de 1967. Ganhou espaço à vista do público, ao mesmo tempo que perturbou e encantou, por fazer refletir sobre a vulnerabilidade humana, a violência do homem contra ele mesmo e o questionamento sobre o futuro, nos convidando a pensar que ainda há tempo.

 

Ontemanhã vai fazer a diferença na vida das pessoas. São cursos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projetos de vida, focados no indivíduo, por meio de atividades organizadas e complementares. Utiliza a vida e obra do Hassis como ferramenta de reflexão, inspiração e construção de novos conhecimentos. Fomenta a arte como recurso para o crescimento pessoal, estimulando de forma criativa, o desenvolvimento do Ser.

 

A forma e conteúdo dos cursos são pensados e desenhados por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de valorizar as emoções e motivações humanas. Realizada na Fundação Hassis, são utilizadas ferramentas didáticas atrativas para o crescimento pessoal, contribuindo para formação de indivíduos com olhares mais inovadores e criativos. Alguns pontos que são o diferencial do Ontemanhã:

 

- Criativo e Inovador;

- Aprendizado dentro de um museu e espaço ateliê;

- O museu como um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento;

- Espaço interativo, charmoso, cheio de histórias e significados;

- Vida e obra do Hassis como inspiração para o desenvolvimento de habilidades e Projetos de Vida;

- Equipe de especialistas;

- Registros que ajudam na materialização dos aprendizados;

- Experiências de autoconhecimento e autogestão através de um repertório de vivências;

- Metodologias ativas para promover a autonomia , protagonismo e a construção do próprio saber.

 

O Artista

 

Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis, era natural de Curitiba (PR) e veio para Florianópolis com pouco mais de dois anos de idade. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Mas foi em 1948 que, através do convite de seu professor de português, o artista deu início à sua carreira ilustrando o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”.

 

Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde criança e também onde tornou-se personalidade destacada no contexto cultural. Por anos, fez a decoração de Carnaval nos principais salões da cidade, sendo a mais tradicional a do Clube 12 de Agosto.

Dos diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos ou pinturas, apresentou em 1962 os 14 passos de sua Via Crucis, onde consegue expressar toda serenidade de Cristo no sofrimento do Calvário.

 

A Fundação

 

hassis03.jpeg

 

A Fundação Hassis foi criada em 2001, pouco depois da morte do artista que lhe dá o nome. As filhas Leilah Corrêa Vieira, Luciana Paulo Corrêa e sua esposa Nazle Paulo Corrêa, tomaram para si a tarefa de manter viva a memória de Hassis, florianopolitano de coração que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante. Falecido no início de 2001, Hassis deixou um vasto acervo de obras em diferentes suportes e estilos espalhadas pelo estado de Santa Catarina e pelo Brasil.

 

Com sede no bairro Itaguaçú, em Florianópolis, a Fundação Hassis está instalada na casa onde o artista viveu com sua família e onde também funcionava seu ateliê. Nesse local, também está instalado o Museu Hassis, que abriga grande parte do acervo, além de galeria de arte.

 

O espaço da Fundação Hassis é aberto ao público e promove eventos como exposições, palestras e lançamentos de livros. Para saber mais sobre a agenda do local, siga o perfil no Instagram https://instagram.com/fundacaohassis?igshid=MzRlODBiNWFlZA==. 

 

A instituição se mantém através de doação, mecenato pessoal, mecenato empresarial, leis de Incentivo (municipal, estadual, federal), apoio cultural, adoção e patrocínios. Para saber como colaborar, entre em contato pelo e-mail marketing@fundacaohassis.org.br ou pelo telefone (48) 98812-1036.

 

Serviço

 

Projeto “Ontemanhã”, da Fundação Hassis

 

Quando: Agosto e Setembro de 2023

Carga horária: 4h presenciais

Público: ONGs, instituições públicas e privadas, estudantes de ensino médio e graduação, comunidade em geral.

Grupos: O projeto prevê 10 grupos de 20 pessoas acima de 16 anos.

Inscrições: pelo Whatsapp (48) 98812-1036

 

Texto e assessoria: Linete Martins e Luiza Coan.