Publicado em 19/07/2023

Terceira temporada do Programa Cultura & Design trará o quadro “Arquitetura e Design no Brasil”

IMG-4475.jpg

A terceira temporada do programa traz temas relevantes, como sustentabilidade, diversidade, tecnologia e inovação, inseridos no contexto de arquitetura e design

O programa Cultura & Design, veiculado na TV Cultura e produzido pela JCG Filmes, aborda o mundo da arte, arquitetura, design e cultura e está de volta à TV aberta, com destaque para o quadro inédito “Arquitetura e Design no Brasil”. Toda a produção desta terceira temporada é feita em câmera de cinema 8K, sendo o primeiro da América Latina a trabalhar com esta resolução, proporcionando ao telespectador uma experiência imersiva, com riqueza em qualidade de imagens, cores e fotografias.

Os treze episódios desta temporada do programa, cujo o objetivo é integrar diversos setores que envolvem o design e a arquitetura, como arte, cultura, cinema, fotografia, gastronomia, viagens e entretenimento, trazem conceitos atuais sob a ótica de grandes nomes do mercado, a exemplo da arquiteta Patrícia Anastassiadis, do premiado escritório FGMF, da segunda maior empresa de arquitetura dos Estados Unidos Perkins&Will, do paisagista Rodrigo Oliveira, do estúdio de arquitetura com operações globais Tetro Arquitetura, entre outros. “São os próprios profissionais que apresentam a série, focando em conceitos relacionados ao ESG, inseridos na temática do design e da arquitetura através de roteiros interligados, resume Claudia Correa, diretora criativa, marketing e comercial da JCG Filmes.                                

Com patrocínio master da ArcelorMittal, conglomerado multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo, e baseado no Brasil em Minas Gerais, a terceira temporada de Cultura & Design traz de volta o quadro “É pra lá que eu vou”, comandado pela dupla de apresentadores Fábio Leblon e Jean Visconti. Segundo John Christian, diretor geral e de fotografia, a dupla “explora destinos deslumbrantes, como Ouro Preto, Tiradentes e o museu a céu aberto Inhotim, prometendo emocionar e divertir o público, que ficará impactado com a alta qualidade de imagens do programa”.  O programa conta também com a participação de apresentadores convidados como Angelica Oliveira, Bruna Lubke, Marcio Rosario, Maria Victoria Horta, Franco Ravioli, Juan Castiglionee, João Paneguini e o jornalista e compositor Cláudio Noam.

A023-C030-020430.0000055.jpg

Apresentadores Leeblon e Jean. Foto Divulgação

Outra inovação desta temporada é o formato branded content, em que as marcas participantes estão inseridas no contexto principal, fortalecendo a importância de práticas sustentáveis, abraçando a diversidade e transformando o mercado através da inovação e da tecnologia. Um exemplo é o “Desafio de Moda Sustentável”, que convida os alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Anhembi Morumbi a repensarem a questão da poluição da indústria têxtil. Já o quadro “Você Sabia?” estabelece a conexão do aço com nosso dia a dia.    

 Série “Arquitetura e Design no Brasil”

A Tetro Arquitetura, com raízes em Minas Gerais, trará sensibilidade e criatividade ao compartilhar seus processos criativos no formato de minissérie em cinco episódios. Já Lara Kaiser, da Perkins&Will, apresenta uma coluna sobre Design Humanizado que ocorrerá durante seis episódios, oferecendo uma nova perspectiva no mundo da arquitetura e do design hospitalar.

Em formato de documentário, a arquiteta Patricia Anastassiadis comemora 30 anos de carreira e compartilha a trajetória marcada por obras que exibem um toque único de brasilidade, Hotel Fairmont, Hotel Gloria, Hotel Tangará e o lendário Grand Hotel du Cap-Eden-Roc, na França.

Também em formato de documentário, a FGMF apresenta uma abordagem contemporânea e sustentável, com destaque para obras como o edifício Corujas e Valente, que receberam prêmios internacionais. Seguindo a mesma linha documental, Rodrigo Oliveira faz uma conexão do paisagismo autoral com sustentabilidade, destacando suas criações de texturas e volumes.

 

Programa Cultura & Design

www.programaculturaedesign.com.br

Terceira temporada

13 episódios

Veiculação: sábado, às 20h, na TV Cultura

A partir de 15 de julho de 2023

 

Texto e assessoria: Patrícia Buarque Produções