Publicado em 22/03/2022

“Por que Florianópolis?" pré-estreia nesta terça-feira (22)

PqFlorianópolis(3).jpeg

 

O filme será exibido em sessão gratuita no Centro Integrado de Cultura (CIC),  às 19h30. 

 

A produtora B7Films  prepara para este ano uma série de lançamentos que integram o Polo Audiovisual - projeto que visa escalonar as produções audiovisuais já realizadas, com foco em conteúdos históricos da América do Sul, sítios ambientais e arqueológicos, empreendedorismo, indústria tecnológica, biografias, esportes e saúde, como a obra “Por Que Florianópolis?”, que terá pré-estreia nesta terça-feira (22), às 19:30, na sala de cinema Gilberto Gerlach - localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), com o apoio do MIS-SC.

Com lindas e poéticas imagens da paradisíaca Ilha de Santa Catarina, entrevistas com historiadores, moradores, empresários, professores e atletas, a obra apresenta depoimentos sobre ideias propositivas para um modelo sustentável de desenvolvimento para a cidade. O documentário destaca ainda a história da Revolução Federalista que motivou o nome da cidade e resgata alguns fatores socioculturais que ajudaram a criar a identidade da capital catarinense.  O filme tem como objetivo a reflexão sobre a importância da preservação de um verdadeiro patrimônio ecológico com sérios riscos de colapsar.

No documentário, há depoimentos de personalidades como Marcelo Gomes, idealizador do complexo Pedra Branca; Walter Silva Koerich, empresário; o atleta Guga Arruda, surfista profissional; André Barros, pai do campeão de skate, Pedro Barros; o Padre Vilson Groh, reconhecido pelo trabalho com as comunidades de Florianópolis.

 O cineasta Jorge Baggio, criador da B7Films, detalha que a obra traz à discussão a preservação do meio ambiente, com valorização das riquezas naturais. Nesse sentido, explica ele, os documentários são obras realizadas para “estimular as indústrias limpas, onde esses ecossistemas ainda estão vivos, além de preservar a memória de populações antigas,  para que essa herança histórica seja acessível às futuras gerações”. 

Baggio tem produzido documentários focados na preservação de memórias e, inclusive, de legados de empresários e personalidades. “Trabalhamos com a intenção de produzir conteúdo para a sustentabilidade humana, para a saúde e para a questão da desigualdade. Conteúdos que nos permitam apontar caminhos que nos tirem dessa desigualdade extrema que a gente vive e dar condição digna para as populações mais pobres”, explica.  

 “Por Que Florianópolis?”  foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Celesc, Casan, Banco BMG; apoio da Prefeitura de Florianópolis e Únilos Cooperativa e realização do MIS-SC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Teaser "Por Que Florianópolis?" - https://www.instagram.com/tv/CTJCN20lq_a/?utm_medium=copy_link

 

Serviço:

 “Por que Florianópolis?” (22/03) - 19h30

Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC (Centro Integrado de Cultura) - Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.

Classificação indicativa: livre

 

Texto: Linete Martins

Fotos: Divulgação B7 Films