Publicado em 29/01/2019

Pinterest: saiba quais serão as principais tendências para 2019

Relatório apresenta o que estará em alta neste ano quando o assunto é Morar, Viajar e Bem-Estar

O Pinterest, aquele cantinho especial da Internet onde mais de 250 milhões de pessoas de todo o mundo acessam para descobrir novas ideias, fez um levantamento no final de 2018 dos cem assuntos mais procurados. E o que acontece quando essas pessoas começam a buscar pela mesma coisa? Nasce uma nova tendência!

Nós aqui do blog do Shopping Casa & Design recebemos este relatório completo sobre o que vai pegar neste ano, que recém iniciou, e iremos apresentar três temas afins com o perfil dos nossos leitores - Morar, Viajar e Bem Estar.

Por aqui, você vai encontrar as tendências que mostram os planos das pessoas mais estilosas, dos viajantes mais descolados e dos designers e arquitetos mais inspirados. Em tempos de tanta discórdia, essas ideias são um símbolo do que temos em comum, da inspiração para o dia a dia e até os grandes sonhos para o futuro.

Venha com a gente e confira o que pessoas do mundo inteiro mais buscam em um dos canais inspiradores da internet.

Casa: Cores vivas

As escolhas no canal vão de projetos de Faça Você Mesmo para uso no dia a dia (83% das buscas na categoria) até reformas, paisagismo e outras empreitadas mais complexas (60%).

Cor no piso: Dá para mudar sem partir para a obra. Por exemplo, o piso de parquê pode ser pintado com cores fortes e padrões de mosaico. As buscas por ladrilhos pintados ("painted floor tiles", em inglês) tiveram um aumento de 1.276%.

Mais forma na reforma: Para renovar a pintura de uma parede, nada melhor do que fazer algumas formas geométricas. As buscas por pintura geométrica ("geometric paint", em inglês) tiveram um aumento de 225%.

Trama envolvente: As pessoas estão usando tecidos para dar um visual texturizado e artístico às roupas e também para as paredes. A pesquisa por arte têxtil ("textile art", em inglês) teve um aumento de 1.718%.

Mais mostarda, por favor: O amarelo-mostarda está mais vivo do que nunca! É hora de dar um toque especial à decoração, de pequenos detalhes a paredes inteiras. As buscas por amarelo-mostarda ("mustard yellow", em inglês) cresceram 45%.

Paredes cheias de vida: Os jardins verticais são uma ótima opção para trazer mais verde a diferentes ambientes da sua casa ou até no meio da cidade. As buscas por jardins verticais ("vertical gardens", em inglês) tiveram um aumento de 287%.

Como nos velhos tempos: Dê um estilo vintage aos seus ambientes: da parede ao teto, o estanho está de volta. As buscas por decoração com estanho ("tin interiors", em inglês) tiveram um aumento de 563%.

Por uma vida mais estampada: Com folhas tropicais e estampas alegres, papéis de parede dão mais vida a ambientes de todos os tamanhos. Só o termo papel de parede com estampa vibrante ("bold print wallpaper", em inglês) gerou um aumento de 401% na procura em 2018.

Cactos criativos: Pegue seus cactos e faça o arranjo ideal para qualquer ocasião. As buscas por arranjos de cactos ("cactus arrangements", em inglês) tiveram um aumento de 235%.

Tendência quente: A demanda por lareiras internas e externas está aquecida. Quanto mais modernas e elegantes, melhor. No ano passado, as buscas por lareiras contemporâneas cresceram 763%.

Mergulhe de cabeça: Todas as vantagens de uma piscina, sem uma gota de cloro. As buscas por piscinas naturais ("natural swimming pools", em inglês) tiveram um aumento de 262%.

 

 

Viagem: Além do lugar-comum

O Pinterest é bastante usado pelos viajantes. As pessoas acessam para imaginar novos jeitos de viajar em 2019, desde destinos diferentões até meios de transporte incomuns e mais ecologicamente corretos.

Rumo ao desconhecido: A ideia é juntar o grupo, liberar a agenda, deixar o destino da viagem em segredo e preparar o grito de "Surpresa!". As pesquisas por destino surpresa ("surprise destination", em inglês) tiveram um aumento de 192%.

O outono está em alta: Todo mundo quer aproveitar o clima para curtir um fondue, um vinho ou um passeio entre as folhas secas. As buscas por paisagens de outono ("autumn scenery", em inglês) tiveram crescimento de 94%.

Pode vir quente que elas estão fervendo: Sucesso como fonte de renovação e relaxamento, tanto em resorts de alto padrão quanto em meio à natureza, a pesquisa por águas termais ("hot springs", em inglês) teve um aumento de 32%.

Clima medieval: Os viajantes estão deixando de lado os palácios luxuosos à procura de magníficos castelos abandonados e destruídos. A procura por castelos abandonados ("abandoned castles", em inglês) teve um aumento de 142%.

Ônibus em alta: Tanto em excursões rápidas quanto na rota do Rio Grande do Sul ao do Norte, os viajantes mais econômicos estão pegando a estrada. As buscas por viagem de ônibus ("bus travel", em inglês) tiveram um aumento de 32%.

Cidade maravilhosa: Mesmo depois das Olimpíadas, o Rio de Janeiro continua lindo com a mistura de cidade, praia e carnaval. As buscas por "Rio de Janeiro, Brasil" tiveram um aumento de 142%.

Cidades remotas: As pessoas querem conhecer cidadezinhas com paisagens bucólicas, pousadas charmosas e lugares tranquilos para descansar. O termo cidades pequenas para viajar ("small town travel", em inglês) teve um aumento de 276%.

Pedais na estrada: Tanto os ciclistas casuais quanto os mais experientes querem explorar novos lugares pedalando. As buscas por passeios de bicicleta ("bike tours", em inglês) tiveram um aumento de 64%.

Sem desperdício: Para se fazer uma “viagem sem lixo” é preciso que o transporte, a alimentação e até mesmo a acomodação sejam estratégicos e sustentáveis. O termo viagem sem lixo ("zero waste travel", em inglês) teve um aumento de 74% na procura no ano passado.

 

 

Saúde e bem-estar: Direto da natureza

O principal tema relacionado a saúde e bem-estar em 2019 é o "autocuidado" (com um aumento de 140% nas pesquisas). Isso inclui novas tendências de alimentação, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

Cortando o estresse pela raiz: Com mil e uma utilidades, o óleo de gengibre tem efeito calmante e pode ser usado em banhos, massagens e até mesmo em temperos. As buscas por óleo de gengibre ("ginger oil", em inglês) tiveram um aumento de 659%.

Hábitos saudáveis: Quem quer cuidar da saúde pode planejar as refeições e prestar mais atenção ao que come. A pesquisa por planos nutricionais ("nutrition plans", em inglês) teve um aumento de 475%.

Embalagem ecológica: A novidade que (en)rola por aí é reutilizável e reduz a produção de lixo. O termo embalagem de cera de abelha ("beeswax wraps", em inglês) teve um aumento de 146% na plataforma em 2018.

Faça você mesmo: O sabonete de leite de cabra "mais incrível de todos os tempos" é fácil de fazer e combina limpeza suave com hidratação. As buscas por sabonete de leite de cabra ("goat milk soap", em inglês) tiveram um aumento de 231%.

Receitas funcionais: Adicione um pouco de matcha, maca peruana e outros alimentos funcionais em pó instantâneo ao seu suco ou shake e ganhe super poderes. A procura por alimentos funcionais em pó ("super powders", em inglês) teve um aumento de 144%.

 

Fotos: Pinterest/ divulgação

Informações: Mariana Bruno , da Smart PR