Publicado em 12/09/2016

PetPro Expo: do essencial ao exótico

Mariana Siebert e o estrelado Cão Darci também estarão nesta edição da Petpro Expo falando sobre posse responsável de animais

Mariana Siebert e o estrelado Cão Darci (à direita com a língua de fora) também estarão nesta edição da PetPro Expo. A Mari vai falar sobre posse responsável de animais

Feira na Capital promove seminários sobre conscientização animal e os cuidados especiais com os animais exóticos

*Por Guilherme Lópes Souza

A II PetPro Expo vem a Florianópolis para fortalecer e desenvolver um segmento em que sobram clientes. O Brasil é o segundo maior mercado pet mundal, com 132,4 milhões de animais de estimação e o setor estará representado por lojistas, empreendedores, esteticistas, entre outros profissionais no CentroSul, de 24 a 26 de setembro, em uma feira que combinará ambiente de negócios, cursos e seminários. Apesar de bem-vinda, a superpopulação de animais no Brasil, principalmente cães - 52,2 milhões -, preocupa algumas pessoas. É o caso da designer Mariana Siebert, que irá palestrar na PetPro Expo sobre adoção, castração e bem-estar. A jovem quase se tornou uma acumuladora. Quando adotou sete animais e encontrou dificuldade para doá-los, teve a ideia de que precisaria fazer um trabalho educativo a esse respeito.

 Darci, o queridão

 Foi o cão Darci que impulsionou Mariana a levar o projeto adiante. Darci tem carisma. Ele é um SRD (sem raça definida) simpático, que por onde passa se dá bem com as pessoas. Só no Facebook, tem mais de 47 mil seguidores. Sua popularidade abriu as portas para ações como #DarciNaEscola, em que o cão visita o público mirim e Mariana aproveita para ensinar o respeito aos animais. Outros eventos, como bingos e festas, ajudam na arrecadação de ração e servem para propagar a importância da adoção, castração, vacinação e identificação dos animais.

Na PetPro Expo, Darci vai dar o ar da graça e alegrar os participantes da feira posando para fotos, enquanto Mariana apresentará a história deste e de outros animais de que cuida. “Todas as dicas e informações que passamos são cuidadosamente colocadas, de forma bem simples e popular, para que cheguem ao maior número de pessoas possível”, garante a designer, que responderá as perguntas dos participantes e profissionais da área. O ingresso é 1 Kg de ração.

 Os diferentões do petshop

 A PetPro Expo também abre espaço para falar dos animais exóticos. Erica Couto, médica veterinária e mestranda em medicina e bem-estar animal, comandará o Seminário de especialização em contenção, estética e tosa para lagomorfos (coelhos) e exóticos. Dra. Érica contou que irá falar principalmente de coelhos e outros roedores, destacando como fazer a imobilização segura deste animais, uma vez que uma restrição física mal feita pode causar até fraturas nos bichinhos.

A interação entre espécies diferentes no centro estético também é tema do seminário, pois esses animais são considerados presas em relação a gatos e cachorros. Coelhos, porcos da índia, ferrets e chinchilas são os exóticos mais populares no Brasil, segundo a veterinária. Todos são animais silenciosos, acostumados a temperaturas amenas de até 21 graus celsius e de hábitos crepusculares ou noturnos, que se adaptam como podem à rotina do tutor.

Compreender o comportamento destes animais é fundamental para captar os sinais sutis que demonstram quando precisam de algum tratamento de saúde. No seminário a Dra. Erica irá falar de como identificar o momento de tosar a pelagem de coelhos e roedores, quais instrumentos utilizar, qual o melhor horário e a necessidade de um banho, entre outras informações fundamentais. A inscrição no seminário custa R$150,00, oferecendo certificado de participação e conclusão, além de broche profissional.

A II PetPro Expo ainda traz outros seminários para o evento. Entre eles, o Seminário de manutenção e tosa para animais de pelo liso, aula demonstrativa de penteados e o Seminário Pet Grooming IBASA. A programação completa da feira está site do evento. Confira abaixo:

 

Serviço:

 O quê: Pet Pro Expo 2016 – Feira Profissional Pet

Onde: CentroSul – Florianópolis/SC

Quando: 24 a 26 de setembros

Informações e inscrições: https://petestetica.com.br

Página do Darci - https://www.facebook.com/paginadodarci

O Seminário de especialização em contenção, estética e tosa para lagomorfos e exóticos acontece no domingo, 25 de setembro, das 15 às 19 horas.

Investimento: R$150,00. Com direito a certificado e broche profissional.

 

Crédito da foto: Kellen Vianna