Publicado em 13/06/2019

"Pessoa Absurda": peça inspirada em obra de Camus leva à reflexão sobre a busca individual por um sentido na vida

pessoaabsurda2gilguzzo (1).jpg

O espetáculo encenado por Régius Brandão mistura textos de obras importantes da dramaturgia e celebra os 40 anos de carreira do ator, comemorados neste ano

Tendo como fio condutor "O Mito de Sísifo", um dos ensaios filosóficos mais famosos do escritor argelino Albert Camus, estreia no Círculo Artístico Teodora, neste sábado (15.06), às 21 horas,  a temporada de "Pessoa Absurda". O espetáculo, encenado, dirigido e roteirizado pelo ator Régius Brandão, reúne técnica de colagem em textos e poemas de Albert Camus, Julien Beck, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, William Shakespeare, Millôr Fernandes, Oduvaldo Vianna Filho, entre outros. "Pessoa Absurda é uma peça poética que, por vezes, pode até parecer um recital", explica o ator. A peça será apresentada ao longo dos próximos três sábados do mês (15, 22 e 29), no centro cultural que fica no Campeche, sul da Ilha.

A proposta de Régius é levar à reflexão o conceito de "Homem Absurdo" que, na visão de Camus, é retratado pela total inutilidade de alguns esforços para buscar sentido na vida, como a árdua batalha de Sísifo - um personagem da mitologia grega condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o cume, a pedra tornava a rolar montanha abaixo até o ponto de partida, invalidando completamente o duro esforço despendido.

A alegoria questiona o absurdo que é a vida. "Estamos cheios de uma ânsia por felicidade e razão, mas nos deparamos por toda a parte com o silêncio irracional do mundo. Nesta busca por um sentido na vida, acabamos por realizar tarefas automáticas e completamente inúteis", reflete Régius. A sequência de textos e poemas a serem apresentados, e que marcaram a vida do ator, também é uma elucubração sobre seus 40 anos de carreira, comemorados neste ano.

SERVIÇO:

Quando: aos sábados, 15.06, 22.06 e 29.06

Horário: 21 horas

Onde: Círculo Artístico Teodora - Servidão do Cravo Branco, 236 – Campeche - Florianópolis

Quanto: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia - limitados a 40% da lotação)

Duração: 1 hora

Informações e reservas: (48) 9 9623 1968