Publicado em 31/05/2015

Pegada industrial marca espaço criado pela Haus Engenho para a Casa Cor SC

_MG_7856-Editado_FOTO MARIANA BORO

Urban-U foi projetado para um jovem apaixonado por ilustrações e intervenções artísticas

Um rapaz entre 16 e 20 anos, praticante de street style, fã de arte urbana, ilustrações, e com um jeito muito particular de ver e sentir o mundo, é o ‘personagem’ que habita o Urban-U, estúdio suíte de 43 m2, projetado pelo Haus Engenho para a edição 2015 da Casa Cor SC.

O espaço vai muito além de um local de descanso, é também um ambiente de criação, quase a morada do jovem, onde passa a maior do tempo na presença de todos os elementos que remetem a sua personalidade urbanóide - tintas, pincéis, shapes de skates, canetas hidrográficas, lápis de desenho, obras de arte e um universo de objetos que cercam o seu mundo.

Para chegar a concepção deste projeto o engenheiro civil Marcelo Wolschick e o decorador Alexandre Müller fizeram muita pesquisa, ouviram jovens com este perfil, o que resultou em um ambiente que lembra os galpões transformados em lofts, típicos da cidade de Nova Iorque. – A Big Apple também serviu de inspiração. Conhecida como a cidade que nunca dorme, tem espaço para as mais variadas formas de arte, é pulsante, criativa, crua, onde tudo é aparente, visível, sentido e percebido – define Marcelo.

Para dar forma a esta inspiração a dupla criou uma suíte com closet, sem esquecer a veia criativa do rapaz, representada pela versátil bancada, que tanto serve para desenhar, quanto para estudar.  O revestimento escolhido para o piso imita o concreto surrado das grandes cidades. Colunas propositadamente desgastadas, instalação elétrica aparente, vigas que ficam nuas ao olhar e luminárias com pegada industrial passam todo o espírito cosmopolita e descolado, pretendido ao Urban-U.

No mobiliário, desenhado pelos profissionais e concebido pela Masotti, o destaque fica para as cores utilizadas - azul, tons amadeirados e preto. Dois grandes painéis cortados a laser, criação da Haus Engenho, lembram à malha urbana das grandes cidades, suas vias, cruzamentos e entroncamentos. O teto escuro e com efeito metalizado compõe com as paredes de blocos aparentes, envelhecidos através uma técnica especial de pintura. Móveis com visual desgastado, banheiro com louças e revestimentos escuros, telas criadas pelo artista Galvão Bertazzi, lambe lambe e stencil do artista Gabriel San, e muito despojamento ajudam a criar este espaço com toque industrial.

- Todas as referências deste jovem estão representadas no ambiente. Os desgastes, as instalações visíveis, o clima de penumbra, as intervenções artísticas e os elementos mais brutalistas definem a verve urbana e criativa deste morador – finaliza Alexandre.

Sobre a CASA COR

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chega à sua 6ª edição em Santa Catarina, e soma 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).

Contato:

Haus Engenho Endereço: rua Vereador Arthur Manoel Mariano 530 - Cs 03, São José Telefones:(48) 3034.1540 – (48) 8477.2760 Site: hausengenho.com.br   [gallery ids="5648,5649,5650,5651,5652,5653,5654,5655,5656"]