Publicado em 15/02/2022

Curso gratuito de Palhaçaria, em Joinville

 

IMG_6506.jpg

A palhaçaria ainda resiste. E renasce. Bia Alvarez, palhaça e pesquisadora de linguagem artística da palhaçaria há 13 anos, promove o curso “Presença e palhaçaria - etapa 2: aprofundamento e pesquisa”, na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (AMORABI), em Joinville,  de fevereiro a março. O projeto tem como objetivo fomentar e fortalecer o curso livre continuado e gratuito em palhaçaria, para a comunidade da cidade. Ao todo, cerca de 10 alunos foram selecionados para o curso - as vagas foram reduzidas devido a protocolos de segurança -  e vão transitar por diferentes módulos, que incluem aulas de pesquisa, dramaturgia, figurino e técnicas, tudo de forma gratuita. O cronograma inclui seis aulas no total, cada uma delas com 6 horas de duração, previstas para ocorrer entre 12 de fevereiro a 16 março.

Todas as aulas são elaboradas e ministradas por Bia Alvarez, que oferece sua extensa bagagem cultural na área de palhaçaria e resistência, a fim de manter essa arte viva entre os joinvilenses. O curso foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021 do Estado de Santa Catarina. “O processo de pesquisa em palhaçaria é contínuo e com diversas camadas, ainda havendo poucos espaços de pesquisa continuada nesta linguagem artística em nosso estado e nenhum outro na região norte do estado. Esse recurso é de suma importância para que possamos dar continuidade ao espaço de pesquisa de forma gratuita e acessível”, explicou a artista Bia Alvarez.

IMG_6441.jpg

A artista mantém desde 2014, em Joinville, um espaço de pesquisa na linguagem artística de palhaçaria.  Já recebeu diversos professores de diferentes cidades do Brasil, que lutam para compartilhar e prolongar a pesquisa, estudo e vida sobre o tema no país. E em 2018, ativou seu projeto pessoal de oficinas de palhaçaria em Joinville e um grupo de pesquisa, que atualmente segue ativo - em 2020 e 2021 seguiu on-line por causa da pandemia.

"Retomar a pesquisa presencial, de forma gratuita e acessível a todos, neste momento pandêmico é de extrema importância para a cidade, para os artistas e para a comunidade”, ressalta Bia. A resiliência é o segredo para que a arte sobreviva em um cenário tão delicado como o atual. Por isso, a AMORABI foi o espaço escolhido para ser palco de uma construção coletiva, reconhecida por ser um pólo de atividades artísticas e culturais há mais de 40 anos em Joinville, oxigenando a cultura em uma comunidade periférica.

Acompanhe a artista Bia Alvarez no Instagram:  @biaalvarez.artista

Texto: Tai Rodrigues

Fotos: Lucas Alvarez