Publicado em 26/10/2021

Nova Dü Design destaca o melhor do design sustentável

Reformulação assinada pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura inclui a vitrine, uma espécie de Wood Box, e mais outros cinco ambientes

Passamos por tempos de repaginação. Repensamos conceitos, propósitos e, sobretudo, o ambiente em que vivemos. Nesse contexto, a casa virou o centro das atenções e ponto de partida para o projeto do novo showroom da Dü Design, em Florianópolis. Criado pelo Escritório Mariana Pesca Arquitetura, em um sistema store in store  (loja na loja), já que o espaço fica anexo à Masotti Floripa, a proposta é apresentar mais do que móveis expostos, mas repassar a ideia de um lar, valorizando a versatilidade e a beleza da peças da Dü Design, desenvolvidas com o máximo de sustentabilidade, e também de outras marcas que farão parte do portfólio da loja. “Eu visitei a Dü há alguns meses, captei muito da essência da marca e quis trazer essa atmosfera para a vitrine, que é onde exploramos mais o mobiliário da marca. Tiramos partido do sofá modular, que pode ser composto de diversos modos. No restante da loja, fizemos uma distribuição de ambientes, para que as pessoas, ao entrarem na Dü, sintam-se em casa”, explica a arquiteta Mariana Pesca.

O protagonista da vitrine, o sofá Paraty, faz parceria com  a poltrona Raja, a mesa de centro Viés, a poltrona Sabre e os pufes Gêmeos, todos assinados pela designer Rejane Carvalho Leite para a Dü Design e emoldurados por uma espécie de caixa de madeira, oportunamente nominada de “Wood Box”. Estas escolhas traduzem a aposta da marca na praticidade das peças. “Estamos mais em casa, isso é fato, e essa mudança trouxe para nós uma necessidade de ter condições de alterar o layout da sala de maneira que contemple mais atividades. Com isso, surgiu a ideia do sofá em módulos, versátil, para que as pessoas possam compor e reorganizar novamente a modulação, conforme a necessidade”, explica Rejane.

O conceito de blocos, aplicado pelo escritório de arquitetura no restante da loja, ganha destaque, com a monocromia de cores, texturas e formas. A composição do layout subdivide o espaço em cinco ambientes diferentes, mas que conversam entre si, por conta da circulação fluída e otimizada. “A intenção é que os visitantes possam ver as peças da Dü Design tanto em espaços distintos, quanto compondo com elementos de outras marcas, em ambientes integrados”, revela a arquiteta.

Além da versatilidade, o processo de fabricação dos móveis de qualidade da marca merece um minuto de atenção: a sustentabilidade é o carro chefe, desde a escolha da madeira, a Uva do Japão, espécie daninha que precisa ser retirada das matas, até o pensar consciente sobre a economia no uso dos materiais.   “É uma combinação perfeita, já que Floripa é conhecida mundialmente por suas belezas naturais. A chegada da Dü Design, com certeza, tem sido motivo de comemoração para quem sonha em unir design, funcionalidade e sustentabilidade”, comemora Rogério Lemos, proprietário da Masotti Floripa, responsável por trazer a marca à Capital do Estado. Ele lembra ainda que o showroom comporta mais cinco ambientes que receberam mobiliário e peças de um portfólio variado de renomados designers nacionais. 


Texto: Cristiane Cordioli para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Fernando Willadino