Publicado em 13/06/2018

No Gender: Habitat DECA celebra diversidade

 

HABITAT_DECA_01.jpg

Peças de alto design brilham no banheiro público mais democrático da CASACOR Santa Catarina/Itapema 2018

Norteado pelo conceito central da CASACOR 2018, o projeto Habitat DECA, de 32 m2 celebra “A Casa Viva” com o que a vida tem de mais belo: sua diversidade. O projeto de Jeferson Branco inclui todos os possíveis usuários, sem qualquer tipo de barreira ou discriminação. Utiliza materiais brutos e que remetem ao natural para recriar um habitat, onde essa diversidade do cotidiano acontece livremente, inspirado pela natureza e explicitando que diante desta, todos somos iguais.

 Louças e metais DECA aparecem no ambiente como obras de arte. O objetivo é destacar ainda mais o design das peças. A cuba de chão, junto ao elemento água, virou uma fonte; o mictório, junto à vegetação, tornou-se um belo vaso.  Seguindo as tendências mundiais, o Habitat DECA visou romper a barreira existente nos banheiros hoje, segregados pelo gênero masculino e feminino, transformando-o em um ambiente acessível a qualquer possível usuário.

 “Para visualizarmos todas as vantagens desta proposta, temos de ir além da inclusão das minorias (pessoas transgêneras e pessoas com deficiências)”, explica Jeferson. “Por exemplo, o cuidado de uma mãe com seu filho ainda pequeno que não pode ir ao banheiro sozinho ou um idoso que precisa de ajuda e está acompanhado de uma pessoa de outro sexo”, complementa. “Visando resolver essas problemáticas, o banheiro público como um ambiente único vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, facilitando a utilização de seus usuários”, observa.

 Dentre as louças DECA, a cuba facetada, peça de alto design, é apenas um dos produtos exclusivo deste ambiente. O espaço é ideal para locais públicos, como shoppings, lojas, baladas, escolas, universidades, restaurantes, onde a questão é a inclusão, sem gênero, ou No Gender. O projeto de Jeferson Branco tem responsabilidade técnica da profissional Fernanda Consonni.