Publicado em 14/12/2020

Momento atual dita a renovação da marca do Portal ArqSC

LOGO ORIGINAL-01.jpg

Em meio à pandemia, Portal ArqSC impulsiona movimento para (re)ver a marca, reforçando o DNA crítico e curatorial, e transbordando os campos de atuação

Como passar a ideia de uma marca de forma imagética? É um longo caminho que pressupõe, essencialmente, (re)conhecimento: da voz, do DNA e da nossa história. Nesse atípico ano de 2020, a jornalista Simone Bobsin bugou, foi em busca do que fazia sentido: mergulhou no processo de (re)ver o ArqSC e compartilhou essa caminhada nas redes sociais. “Nos aquietamos e desejamos o SILÊNCIO, que é a forma poética que lidamos com o momento”, disse.

Depois de meses nesse processo, lançou a nova identidade do portal ArqSC, baseada em tudo que foi construido até agora.  “A marca gráfica procura traduzir o transbordar e a adaptabilidade, associada a credibilidade de uma trajetória de mais de duas décadas de atuação como jornalista cultural segmentada nos campos de arquitetura, design, arte e afins”. A nova marca representa a conexão da história da Simone Bobsin com o ArqSC, que se fundem oficialmente somando experiência e conteúdo de qualidade. 

Desde o início, o processo foi colaborativo que é a forma como a editora costuma atuar. Além disso, foi uma maneira de reunir profissionais com diferentes saberes, ideias e referências para criar uma marca que transbordasse os limites de cada campo do conhecimento. Trabalharam juntas a estudante de Moda Vitoria Bobsin, que também faz as mídias sociais do portal; a graduanda em Design Gráfico Gabriela Manhães; e a artista visual Juliana Hoffmann. “Queríamos construir pontes entre o olhar técnico e a potência da arte”.  

O partido que norteou a nova identidade foi a força da natureza, da forma circular da antiga logo, dos veios da madeira e da luz nas obras de James Turrel - artista que trabalha a luz, com a luz, para a luzA família tipográfica também mudou para ficar sintonizada com os novos valores da marca, por isso a letra minúscula e uma versão script. 

Você pode conferir as mudanças  nas redes sociais do ArqSC e no Portal.