Publicado em 30/01/2023

Minimalismo e nuance industrial inspira projeto do escritório Teto Arquitetura Unificada

Mount-Clemo--2-.jpg

Autenticidade e minimalismo foram as premissas nas quais o arquiteto Franciano Valente, da empresa Teto Arquitetura Unificada, se apoiou para o projeto Residência GR, em Criciúma, Santa Catarina. O local foi envolto pela ótica urbana, utilizando conceito que aposta nas linhas geométricas como principal eixo de integração. Para representar essa ideia, o projeto foi recheado de produtos de qualidade, incluindo revestimentos cerâmicos Portinari e pisos Durafloor, além de louças e metais Deca. A coleção Mount Clemo, da Portinari, foi escolhida para o piso interno e externo da casa. As paredes claras da suíte também foram revestidas com materiais da Portinari, ganhando peças da linha Ballet Statuario, na cor WH com superfície Natural.

Ballet-Statuario--5-.jpg

O chão da suíte, por sua vez, contou com o padrão Córdoba, da Durafloor, um piso laminado moderno, que se remete às toras de madeira. Da mesma forma, os banheiros foram contemplados com metais e acessórios Deca. Na suíte, o Chuveiro Acqua Plus e acessórios Polo, em acabamento Gold, destacam a proposta mais clássica. Já no social, os produtos seguem o padrão Black Noir, em composição com uma paleta mais sóbria, em tons de cinza e preto.

 

Franciano Valente conta que o projeto foi desenvolvido para um jovem casal, que deu preferência ao aspecto natural, visando referenciar elementos como a madeira, o concreto e a pedra. Segundo o arquiteto, até a escolha dos produtos foi guiada por essa ideia. “Escolhemos o Mount Clemo, por exemplo, porque além de ser um piso que remete ao natural, com sua textura bem orgânica e contínua, ele é um material neutro, que absorve toda a complexidade de outros materiais, trazendo composição única. É um revestimento que oferece praticidade visual de limpeza e cuidado”, frisa.

Mount-Clemo--3-.jpg

Em relação ao projeto, em si, o arquiteto ressalta a ousadia em misturar o minimalismo às nuances contemporâneas e instigantes. “A casa possui formas irregulares e uma materialidade que a faz se inserir no espaço onde está situada. As inspirações vieram de tudo que trouxesse o lado mais moderno e atual sem perder a sutileza do simples e natural”, finaliza Franciano.

Sobre a Dexco

Deca--3-.jpg


Na Dexco, acreditamos que existem ambientes para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas - Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto - oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 20192020 da B3 - ISE.

 

Texto e assessoria: Pablo Mello/A4eholofote