Publicado em 29/09/2021

Livro registra a paixão por predinhos antigos

99-Predinhos-UniaoFraterna-cred.Rafael-D’Andrea4.jpg

Idealizado por Bel Herbetta, fundadora do instagram @predinhosdesp e por Matteo Gavazzi, sócio-fundador da Refúgios Urbanos, livro traz exemplos de décadas diversas.

No livro 99 Predinhos, a autora Bel Herbetta passeia pelas ruas de São Paulo e registra predinhos de todos os tipos e décadas. Tem desde o Edifício União Fraterna, projeto de 1934 dos arquitetos Ricieri Pinotti, José Viandana e Ítalo Catalani, passando pelo Edifício Biacá, de 1952 de Plínio Croce e Roberto Aflalo, até os predinhos em versões mais novas, como o Edifício Apiacas de 1972, que ganhou retrofit em 2017 do Dal Pian Arquitetos, e os recém-inaugurados em 2021, Tico Ribeiro do Vale com projeto de Terra+Tuma, e o Reserva Alto de Pinheiros, do escritório Anastadiassis arquitetos.

Bel Herbetta conta no livro que sua paixão por predinhos se consolidou quando começou a trabalhar como corretora em 2018 na Refúgios Urbanos, imobiliária feita por amantes da arquitetura. “Como muitas das coisas que fazemos por intuição, não sei dizer claramente o que me levou a criar o instagram @predinhosdesp. Tinha acabado de entrar para o time da Refúgios Urbanos, e eles falavam muito sobre edifícios assinados, arquitetos e prédios icônicos. Existiam livros e mais livros publicados, além de contas no Instagram dedicadas a eles: Prédios de São Paulo, Casas de São Paulo e o audacioso Prédios do Brasil em vésperas de lançamento de campanha! Meu lado arquiteta se deliciava com tantas inspirações, mas meu lado iniciante no mundo dos imóveis começava a olhar a cidade sob um novo ponto de vista. E foi aí que me descobri amante dos predinhos!”.

unnamed (6).jpg

O livro foi idealizado por Bel Herbetta e Matteo Gavazzi, sócio-fundador da Refúgios Urbanos. Tem fotografias de Rafael D’Andrea e textos por Alfa Reality, Ana Shaida, Melanie Graile e Marianna Sergio. Ana Shaida, corretora e sócia da Refúgios, conta no livro como o Conjunto Ana Rosa na Vila Mariana, um empreendimento imobiliário dos anos 50, despertou sua vontade de morar em um predinho. Fato que se concretizou quando se encantou pelo Edifício Santa Lúcia, onde mora atualmente, um clássico dos anos 40 e um dos 99 Predinhos. Ela narra ainda para o leitor sobre como começou o seu próprio interesse por predinhos.

Explica que foi em 2002, no curso de Design. Durante suas buscas sobre o movimento da Escola Bauhaus, descobriu que em 1933 quando a escola foi fechada pelo regime nazista, muitos de seus membros perseguidos migraram para Tel Aviv, concentrando-se em uma determinada ala da cidade. Ali, eles construíram um novo bairro com uma silhueta bastante uniforme de edifícios de 3-4 andares, os famosos predinhos, agrupados em núcleos de escala amistosa e arquiteturas claras. Essa área da cidade ficou conhecida como “Cidade Branca” é considerada o maior museu Bauhaus ao ar livre no mundo e desde 2003, é Patrimônio Mundial da UNESCO pelo seu excepcional complexo arquitetônico do Movimento Modernista.

unnamed (8).jpg

 

Sobre Bel Herbetta:

Nascida e criada em Perdizes, foi com o tempo que passou a valorizar e (re)descobrir as qualidades e pontos fortes do bairro. Durante as aulas de Urbanismo, quando cursava Arquitetura no Mackenzie, foi instigada por uma professora que criticava suas famosas ladeiras: “Você gosta de morar em Perdizes? Então estude lote a lote e descubra o porquê”. Dito, Feito. Talvez sua visão de cidade e sua paixão por prédios residenciais nascesse ali, mas foi mais de uma década depois que se propôs a atuar profissionalmente na área, entrando para o time da Refúgios Urbanos. Ajudar pessoas a Morar Bem! É este o objetivo comum como arquiteta e corretora de imóveis.

 Sobre Matteo Gavazzi:

Nascido em Roma, Itália, onde viveu até seus 20 anos, mudou-se para São Paulo em 2010, fazendo o mesmo caminho e trazendo os mesmos sonhos de Giuseppe Martinelli, um de seus maiores inspiradores. É formado em Design de Interiores pelo IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo e apaixonado por história, arquitetura e quinquilharias de antiguidade. Fundou a Refúgios Urbanos para poder oferecer ao mercado, através de profissionais que realmente acreditem, gostem e conheçam a fundo o que vendem, imóveis com boa arquitetura e que tragam mais qualidade de vida às pessoas. Gosta de se autointitular sócio corretor da imobiliária. Isso porque, mesmo com as funções e responsabilidades aumentando, nunca deixou de ser corretor, atendendo clientes e descobrindo novas joias e histórias todos os dias.

Sobre a Refúgios Urbanos

A Refúgios Urbanos é uma imobiliária, fundada em 2013 na cidade de São Paulo, pelo ítalo-brasileiro Matteo Gavazzi. O projeto nasceu da vontade de oferecer às pessoas refúgios especiais, com curadoria de atendimento e de produto. A Refúgios Urbanos é formada por um time de corretores especialistas, apaixonados por São Paulo e por arquitetura. São conhecedores e estudiosos dos bairros, seus espaços icônicos e estilo de vida. Vão além do conceito ‘três dormitórios, dois banheiros, uma suíte e duas vagas’. Trabalham com patrimônio, histórias pessoais, qualidade de vida, oportunidades, conforto, começos e recomeços.

 Serviço:

Preço do livro: R$90,00

A venda pela editora brava: /www.editorabrava.com/

Patrocinadores e Apoiadores do Livro: Alfa. Realty, Refúgios Urbanos, Tico, Anima Casa, Pitá Arquitetura e Quinto Andar.

 

Texto: Bia Azevedo