Publicado em 15/06/2015

Lar doce lar

Mesmo morando numa cidade linda, tendo amigos supimpas e um rol de maravilhas que me chamam para fora de casa, na maioria das vezes eu quero simplesmente ficar no melhor lugar do mundo, no nosso lar doce lar. Claro que saio com os meus queridos um ou outro eu dou um migué,  interajo com o mundo e aproveito a cidade. Afinal, sou lunática, mas nem tanto.

Mas é que o nosso cafofinho reúne tudo que me deixa feliz, disposta, confortável e, quase sempre, entre o mundo lá fora e  a nossa vidinha aqui dentro, a segunda opção ganha disparada. Vocês devem estar pensando: Nossa! Deve ter piscina, banheira de hidro e um monte de luxinhos!!

Não! O que existe são pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando o assunto é uma casa aconchegante e que te abraça ao entrar. Cuidados que, mesmo eu estando em lugares maravilhosos, me fazem querer voltar. Sensações como abrir a porta e ver os nossos gatinhos; sentir o cheiro de alecrim com hortelã, que domina o ambiente; deitar na cama em lençóis cheirosos, macios... e tantas outras experiências gostosas que fazem com que o meu destino preferido seja sempre o nosso lar.

Se você já tem uma casinha assim, que de tão delícia dá vontade de comer, parabéns!

Mas se quiser entrar em 2014 com um cafofinho transformado em lar, vem comigo!

_ Luz indireta

Acho que em outra encarnação eu vendia lamparina, candeeiro, ou o que valha. AMO abajur, casa a meia luz e aquela sensação de sossego, de paz.

lar2

_ Animais ou crianças

Um lar com vida precisa de um animalzinho ou de uma criança correndo pela casa. Prestenção, minha gente! Não estou dando a mesma importância aos dois. Mas quem, assim como eu, não tem filhos, não sabe se adota, se compra uma bicicleta ou se faz tratamento, é  legal ter um bichinho. Meu momento alegria do dia é quando abro a porta e vejo o Chico esparramado num sofá e o Bento no outro, com aquelas carinhas de:  "Já chegou? Tava na hora, né!"

[caption id="attachment_4689" align="aligncenter" width="800"]lar3 Chico[/caption] [caption id="attachment_4690" align="aligncenter" width="600"]lar4 Bento[/caption]

_ Almofadas 

Sim, eu já fui a loka das almofadas. Mas agora acertei a mão, dei uma maneirada, e elas enfeitam a casa sem precisar arremessá-las para todos os lados quando alguém quer sentar.

[caption id="attachment_4691" align="aligncenter" width="600"]P.S: O Bento tinha acabado de virar a casinha do Papai Noel e a tonga aqui nem notou :( P.S: O Bento tinha acabado de virar a casinha do Papai Noel e a tonga aqui nem notou :([/caption]

_ Roupa de cama macia e caminha arrumada

Nada melhor do que deitar numa cama confortável, com roupa de cama macia, limpa e cheirosa. Ao menos uma vez ao ano eu compro lençóis e toalhas de banho e rosto. Meu critério é sempre optar pelo que é bom e que tenha um preço adequado. Falo adequado porque não existem itens de enxoval que sejam baratérrimos e tenham qualidade. Os legais custam um pouquinho mais caro. Minha escolha para os lençóis é que tenham mais de 150 fios - menos que isso embolota e ninguém quer fazer peeling enquanto dorme. Para toalhas de banho, prefiro as de 100% algodão. Sou malaca, mas sou metida, viu?

Ah, e não adianta ter lençol bonito numa cama toda amarfanhada, cheia de tranqueiras - meias, lenços, acessórios - que pulam do meio da roupa de cama como se saíssem da cartola de um coelho. Tente arrumar a cama todos os dias. Eu disse, tente!

lar6

_Flores

Apesar dos nossos gatos, em especial o Chico, amarem comer flores, sou insistente e acho que os corridões que dou neles valem a pena! De quinze em quinze dias compro flores fresquinhas para enfeitar nosso lar doce lar. O astral é outro, pode acreditar!

lar7

_ Sofás e poltronas confortáveis

Para se jogar, sentar, se esparramar... Eles não podem ser só bonitos, de design e outras firulas mais, tem de ser um sofá ou poltronas confortáveis  que sirvam para se jogar. Sim, se atirar, deitar... Deixar de frescura que só servem para sentar, se não estraga o estofamento e blá blá blá.... Aqui em casa temos dois sofás que cabem direitinho na medida da nossa preguiça - no preto quem se esparrama é o Fabrício e no xadrez, sou eu. Os gatos revezam entre um e outro!  lar8

_ Cada coisa no seu lugar

Nada me deixa mais fora do eixo do que casa zoneada, onde os objetos ganham vida própria e somem. Se o cafofo tá bagunçado, parece que minha mente vai entrar em colapso. Sim, sou exagerada! Determinar para cada coisa um lugar faz um bem danado e torna o dia a dia mais leve. Aqui tudo tem seu espaço pré-determinado. Quando chego da rua procuro pendurar minha bolsa no mancebo, botar meu calçado na área de serviço para ser limpo antes de guardar, tirar minha roupa e colocar para pegar um ar antes de devolvê-la ao armário ou encaminhar para lavar. Deixar tudo ajeitado facilita na hora que tenho de limpar e também não assusta a pobre diarista. Basta aspirador, pano, balde e tá feita a limpeza! Do contrário, um bom tempo seria perdido catando bolsas, óculos, chaves, meias, carregadores de celular, peru de três natais passados...

[caption id="attachment_4695" align="aligncenter" width="600"]DVDs na estante amarela e CDs nos nichos verdes DVDs na estante amarela e CDs nos nichos verdes[/caption]

_Objetos divertidos

Um pouco de graça não faz mal a ninguém e apostar em objetos divertidos é um modo bacana de voltar a ser criança e melhorar o humor quando o dia não está lá aquela maravilha. Aqui no cafofo tem um montão de coisas meio nonsense para uma casa de dois marmanjos. Quando compramos o baleiro do M&MS foi uma briga para ver quem baixava primeiro a mão do bonequinho para que os confeitos caíssem pela barriga dele.

lar10

_ Amor

Claro que este é o primeiro item para se ter uma casinha gostosa de morar. O bem querer é a base e o complemento de tudo. Não há lar gostoso de ficar se nele não reina a paz, o companheirismo e a boa convivência virei hippie, gente.  Falo aqui não só do amor entre casais, mas também entre amigos, entre pais e filhos,  amor para os animais...  Enfim, é bom ter amor no coração - tentar não julgar tanto, não guardar tanta mágoa, incentivar quem a gente ama, ajudar um pouquinho quem precisa, saber pedir desculpa quando se erra e não se vitimizar tanto. E o amor aqui em casa existe (assim como os perrengues)  e é o que me faz gostar tanto de estar nela. Ele se chama Fabrício, Chico e Bento.

lar11