Publicado em 13/04/2022

Itapema na rota dos arranha-céus

 

DJI_0006-edit.jpg

Profor Construtora e Incorporadora se destaca no mercado imobiliário da região de BC

 

O ano era 2000 e a visão empreendedora do tijucano, João Formento, ex-gerente da extinta Telesc, trazia para Itapema uma nova forma de edificar na construção civil. Em sociedade com seu filho, Eduardo Machado Formento, nascia a Profor Construtora e Incorporadora, que hoje atua também em Porto Belo e estuda a expansão para outras cidades no litoral da região. A escolha por Itapema não foi por acaso, pois é uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos em valorização imobiliária e qualidade de vida, e hoje, junto a outros municípios catarinenses está entre os metros quadrados mais caros do país, ocupando o quarto lugar, com valor de R$ 8.856 por m².

Mais do que apenas construir prédios, o objetivo dos proprietários era fazer a diferença por meio da eficiência em suas obras e na realização de sonhos. A empresa familiar, que mudou de Curitibanos para o litoral é comandada por João Formento, diretor administrativo, e os filhos Eduardo Formento, diretor comercial e formado em Direito e Camilla Formento, diretora financeira e farmacêutica.

Após 22 anos de atuação os números da Profor impressionam: já entregou 17 empreendimentos, sendo 22 torres, que totalizam 132 mil m² de área construída.  Em construção estão outros 90 mil m² e a expectativa para 2023 são mais 85 mil m². Só para os próximos 3 lançamentos da Profor é estimado um VGV (Valor Geral de Vendas) de aproximadamente R$1,5 bi  - valor que pode aumentar se somado a outros negócios em andamento

Para manter números como estes um requisito foi fundamental: o prazo de entrega. “Todas as nossas obras são entregues bem antes do prazo”, pontua o porta-voz da construtora, Eduardo Formento. Para ele, a qualidade comprovada do alto padrão nos empreendimentos, aliada às condições e prazos diferenciados fazem da construtora uma empresa respeitada e requisitada na hora de escolher um imóvel.

“A pandemia trouxe uma nova realidade para a vida das pessoas, abrindo suas mentes e visões para o que realmente importa, principalmente com relação a família. Isso influenciou nas escolhas dos imóveis e, mais do que nunca, a procura aumentou por qualidade de vida, melhores estruturas de lazer e conforto, para aproveitar os momentos com as pessoas próximas”, disse Eduardo.

João Formento, diretor administrativo, e os filhos Eduardo Formento, diretor comercial e fCamilla Formento, diretora financeira

Trabalhando apenas com imóveis de alto padrão, os planos da Profor incluem, ainda para este ano, lançar dois novos empreendimentos. Um deles, após a aprovação, estará entre os cinco maiores edifícios do Brasil, competindo com os arranha-céus da vizinha Balneário Camboriú.

Para 2023 mais um grande lançamento está previsto e será referência no sul do Brasil. “A longo prazo temos já estimados 10 anos de obras com a atual demanda de construção e novos lançamentos”, acrescentou Eduardo.

Com investidores do Brasil inteiro, principalmente do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, Eduardo explica que o perfil do comprador hoje é outro. “Antes eram adquiridos para moradia, hoje é investimento. “Como Itapema vem se destacando, sendo hoje a cidade mais valorizada de Santa Catarina, isso traz grande segurança para os investidores, pois sabem que o retorno financeiro é garantido”, disse.

E as expectativas para estes mercados são animadoras: tanto o imobiliário, quanto o da construção civil são dois segmentos que conseguiram continuar em alta mesmo durante a pior fase da pandemia da Covid-19. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2020 as vendas de unidades residenciais novas cresceram 9,8% no Brasil. Eem 2022, as previsões são de crescimento entre 5% e 10% diante de uma alta de 3% do PIB.

Bom para os negócios, para os investidores e para a economia!

 

Texto: Agência A

Fotos: Ricardo Carniel (aérea) e Camilla Carniel (família)