Publicado em 22/07/2020

Inverno, malte & lúpulo: confira cinco dicas de cervejas para diversos paladares

cacauIPA.jpg

Nossa seleção, que destaca rótulos premiados no Brasil e no exterior, podem ser degustadas na cervejaria Bodebrown Floripa, no Shopping Casa & Design. 

O inverno está no auge. Além dos casacos e das roupas de cama quentinhas que tiramos dos armários, outros hábitos mudam quando as temperaturas caem. O paladar pede uma adaptação à estação mais fria do ano: das sopas aos fondues, o vinho parece ser uma opção onipresente neste cardápio sazonal. Mas o inverno também “harmoniza” com cervejas especiais, mais robustas. Não faltam opções para convencer os gostos mais exigentes a saborear a dupla clássica malte & lúpulo, especialmente quando ela se mistura a outros aromas e combinações irresistíveis.

Países com maior tradição cervejeira como Inglaterra, Alemanha, Bélgica e, mais recentemente os Estados Unidos desenvolveram “escolas” distintas, que não só se adaptaram a outros paladares pelo mundo como também serviram como inspiração para novos blends e criações únicas. Um exemplo dessa mescla está nos rótulos desenvolvidos pela Bodebrown, cervejaria fundada em Curitiba (PR) e que abriu a primeira loja de Santa Catarina no Boulevard do Shopping Casa & Design, no início deste ano. 

Pioneira no Brasil em estilos como Imperial IPA, Hop Weiss e cervejas de “guarda”, envelhecidas em madeira, a Bodebrown ganhou fama internacional produzindo rótulos em colaboração com cervejarias dos Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Austrália, África do Sul, Japão e México. Uma das marcas brasileiras mais premiadas dentro e fora do país, a Bodebrown apresenta aos leitores do blog uma seleção de cervejas próprias que têm tudo a ver com o friozinho desses dias e que podem ser harmonizadas com diversos pratos sazonais.

O melhor de dois mundos: o blend da IPA com frutas tropicais

trooper_bodebrown.jpg

Para começar de leve, como os primeiros dias do inverno, a dica é uma cerveja que já nasceu com história: a tropical IPA (India Pale Ale) Trooper Brasil, desenvolvida em conjunto com o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, é uma autêntica mistura anglo-brasileira. Com um baixo amargor e teor alcoólico equilibrado (5%), esta IPA acrescenta à sua essência nibs de cacau da cidade baiana de Ilhéus e um suave sabor de malte, pão branco com aroma de chocolate branco e manga. Ideal para abrir o paladar ao sol de um dia gelado.

Um grau acima na escala - e neste mesmo estilo das India Pale Ales frutadas - vem a Cacau IPA, outra clássica da cervejaria curitibana, que harmoniza com pratos como carnes vermelhas assadas, hambúrgueres, pizzas mais apimentadas e pratos da culinária mexicana (guacamole, tortillas e nachos). Produzida em conjunto com a californiana Stone Brewing, esta American IPA se destaca pelo balanço entre o maltado (com o caramelo) e o médio amargor dos lúpulos.

Ainda no estilo das IPAs, que ganharam muitos adeptos no Brasil e que é uma das especialidades da cervejaria, outra dica é a Poderosa, pioneira no estilo Imperial desenvolvida no país - e também a mais premiada dentre as nacionais. Medalha de platina no Mundial da Cerveja em Montréal (2014) e ouro nos festivais South Beer Cup (Belo Horizonte) e no Brasileiro de Cervejas (Blumenau), a Poderosa é encorpada, com teor de 9,1%, alto amargor e bem equilibrada entre o malte e o lúpulo. Ideal para o inverno em seus dias mais rigorosos.  

Scotchs & cervejas de abadia: opções para harmonização 

0dde9a441e07cd7ce84962f8c3b009923caf2228/4420$weeheavy_starnould.png (438×530)

Outra bebida que casa bem com o frio é o scotch - base da Cacau Wee Heavy, primeira Scotch Ale registrada no Brasil, em 2010. Inspirada nas cervejas produzidas por monges beneditinos em terras escocesas, o ponto central deste rótulo é o malte com aromas adocicados, tostados, defumados e caramelados - que renderam à Wee Heavy medalhas em competições no Canadá e Austrália. Entre as dicas de harmonização estão pratos à base de cogumelos e assados mais exóticos, como javali e cordeiro.  

Para quem gosta da tradição das cervejas de abadia - tradicionais da escola belga - a recomendação para estes dias frios são os rótulos em homenagem a São Arnould, conhecido como o santo cervejeiro da região de Flanders (Bélgica). Em especial, destacamos a St Arnould 10, bebida do estilo Belgian Dark Strong que se caracteriza pela cor acobreada e o sabor maltado, além das notas de tâmaras, amêndoas e frutas secas. Se o cardápio do dia for um risoto ou massas com frutos do mar (camarão, polvo, lagostins), esta é a harmonização perfeita. E como não dizer que malte e lúpulo, combinados com uma variedade de ingredientes, não podem ter o paladar daqueles dias mais frios? Saúde!

SERVIÇO:

O que: Bodebrown Floripa

Onde: Boulevard do Shopping Casa & Design, SC 401, Florianópolis. 

Atendimento: Presencial, Delivery e Take Away

Horários: de quarta à sexta, das 18h às 22h; sábados das 11h às 18 (promoção especial “Growler Day”) 

Contato: Instagram, Facebook, iFood