Publicado em 19/10/2015

Inscrições abertas para a Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa 2016

CARTAZ_fundo (1)

Artistas gráficos, visuais, autores e editoras independentes de todo o Brasil podem inscrever seus trabalhos na etapa seletiva da primeira edição da Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa 

* Luciana de Moraes

A criação em um tempo onde o processo é o principal valor do trabalho. Nada de cópias, robotização da mão-de-obra, massificação de um produto para o consumo de milhares. Neste projeto o caminho inverso é o mais interessante, a história por trás do trabalho, o(a) criador(a). Essas foram motivações que levaram a dupla de designers Thiago Bazinga e Camila Petersen a criar a Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa, um espaço de exposição e comercialização que reúne trabalhos gráficos e produções independentes como zines, livros, livros de artistas, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras de todo o Brasil. "O projeto estimula e valoriza a produção independente e arte impressa de menor tiragem, alto valor artístico e conceito artístico. É uma forma de repensar também o consumo, de fortalecer a autonomia criativa e originalidade das criações", explica Thiago.

As inscrições para o evento, que será realizado de 13 a 15 de maio de 2016 no MESC em Florianópolis (SC), acontecem de 05 de novembro a 06 de dezembro deste ano e são destinadas para criadores, coletivos, grupos e editoras do Brasil. "Vale todo tipo de produção impressa e independente sem uma temática específica. Dentro da estrutura do evento são cerca de 50 vagas disponíveis, gratuitas para os projetos selecionados, para compor o elenco da primeira edição.

Faz parte do projeto oferecer uma programação de oficinas, palestras, debates e lançamentos para envolver o público", acrescenta Camila. No site oficial do projeto www.parquegrafico.com/inscricoes está disponível formulário para preenchimento dos interessados. As propostas serão avaliadas por uma curadoria especial e o resultado divulgado no início do ano que vem.

SERVIÇO: O que: Inscrições abertas da Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa 2016 Quando: de 05 de novembro a 06 de dezembro de 2015 Quem pode participar: criadores, coletivos, grupos e editoras do Brasil Quais os trabalhos que podem ser inscritos na feira: zines, livros, livros de artistas, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras e tudo que envolver o universo gráfico. Onde se inscrever: preencher formulário no site www.parquegrafico.com/inscricoes Valor: A inscrição é totalmente gratuita