Publicado em 25/07/2022

Floripa Conecta terá festivais inéditos de luzes, música e rodadas de negócios

Paula Borges - Instituto Maratona Cultural.jpg
Serão mais de 30 eventos entre os dias 4 a 14 de agosto. Projeto tem o propósito de reunir produtores de eventos e iniciativas públicas e privadas durante um dos períodos menos ativos do ano

O Floripa Conecta anunciou a programação oficial da edição 2022. Entre 4 e 14 de agosto, serão mais de 30 atrações nas áreas de tecnologia, gastronomia, empreendedorismo, cultura e turismo, entre outros setores que movimentam a economia criativa da Capital, além de eventos parceiros pré e pós-Floripa Conecta. A retomada do projeto dá vazão às ideias e iniciativas que ficaram represadas durante os últimos dois anos em razão da pandemia.  Entre os destaques da edição 2022 estão a Pop Pride Festival, o projeto Trilhas de Criança, o Rolê DasMina, Business Road Network e Startup Summit, entre outras. 

Alguns projetos farão sua estreia durante o Floripa Conecta. É o caso do Festival de Luzes de Florianópolis, evento inédito que levará para a Lagoa da Conceição, o Centro e a SC-401 espetáculos de arte-mídia por meio de drones e projeção mapeada. Outra novidade é o Pop Pride Festival, com Pabllo Vittar, Lia Clark e mais 8 artistas. Mais do que promover oito horas de música, o evento é também uma plataforma de visibilidade e fortalecimento para a comunidade LGBTQIA+.

— Esse movimento nasceu para promover o desenvolvimento econômico da cidade por meio da economia criativa, turismo e tecnologia. Esse movimento é bom tanto para a população quanto para os pequenos e grandes negócios — diz Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.

 Para (re)descobrir a cidade

Ao agregar eventos realizados em diferentes bairros, o Floripa Conecta convida a população a redescobrir e reconhecer a cidade. Um dos projetos que integram a programação, por exemplo, é a Feira Amigos do Monte Serrat, no dia 6 de agosto. A Feira será em um dos bairros históricos do Maciço do Morro da Cruz, no Centro. Outro destaque é o projeto Trilhas de Criança, que promove experiências afetivas com os biomas da Ilha para o público infantil. Essa atividade está agendada para 13 de agosto.

No Norte da Ilha, a Feira Maria da Ilha propõe o reconhecimento da cidade por meio da gastronomia típica e da cultura. Afinal, Florianópolis já é reconhecida desde 2004 pela Rede de Cidades Criativas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma “Cidade Criativa na área de Gastronomia”.

Vocação para a música

Também estão na programação eventos que celebram e valorizam a música autoral e instrumental. Um deles é o Music Sessions Floripa, que ocupa diferentes locais da Ilha e, pela primeira vez, terá uma edição no Centro. E para quem gosta de música autoral, vale conferir a celebração de 10 anos dos Skrotes. O trio de música instrumental fez história na Ilha e ocupará o Centro Integrado de Cultura (CIC) com show, exposição e mostra de cinema, entre outros. 

O Alma Festival também é uma das novidades desta edição do Floripa Conecta. O evento apresenta espetáculos com artistas consagrados, como Hamilton de Holanda e Curumim. O propósito é celebrar a música marcada pela interculturalidade e intertextualidade de estilos. 

Para valorizar a produção musical feita por mulheres, a DasMina Produtora apresenta um evento com artistas mulheres no Skate Drink Floripa, no Centro Histórico.  

Rodas de Negócios e Capacitação para produtores

Uma das novidades desta edição são as Rodas de Negócios entre produtores, agitadores culturais, empreendedores e entidades. Essas rodadas serão realizadas depois do dia 14 com o propósito de promover e facilitar colaborações e cooperações entre quem atua na área. A segunda novidade são oficinas de capacitação para produtores, com temas que abrangem desde captação de recursos via leis de incentivo até como concorrer em editais, por exemplo.

As principais entidades da cidade - SEBRAE, CDL, ACIF, FIESC, ACATE, Fundação CERTI, Prefeitura de Florianópolis e ABRASEL estão unidas para que o Floripa Conecta possa ser um elo fundamental para gerar essa movimentação do mês de agosto em Florianópolis.

Mais informações sobre todos os eventos participantes serão publicadas no perfil do Floripa Conecta no Instagram e no site

 

Floripa Conecta 2022

De 4 a 14 de agosto de 2022, em Florianópolis, Santa Catarina.

Site: floripaconecta.com.br

Instagram: @floripa.conecta

 

Programação:

26/07 - Encatho & Exprotel

03/08 - Skrotes 10 Anos Ocupa CIC

03/08 - Workshop Ambiente das Startups

04/08 - Startup Summit

04/08 - Observatório de Negócios do Sebrae/SC

04/08 - Speed Connecting

04/08 - Visitações Projeto Tamar

04/08 - Alma Festival

05/08 - Festival de Luzes de Florianópolis

05/08 - Aniversário de 5 Anos da Bro Cave

06/08 - Business Road Network

06/08 - Feira Amigos do Monte Serrat

06/08 - Music Sessions Floripa

06/08 - Creatorsland

06/08 - JCI Florianópolis

06/08 - Show banda Tuyo

09/08 - Mulheres Empreendedoras

10/08 - Lançamento Prêmio ACIF Mulheres que fazem a Diferença

10/08 - Workshop Maturidade de Governança

11/08 - ACIF Business Day

11/08 - CDL Inova+Ação

11/08 - Rolê DasMina

12/08 - Feira Maria da Ilha

12/08 - PopPride Festival

13/08 - PoP-Up Store Coolringa (no festival Lado a Lado)

13/08 - Trilhas de Criança

13/08 - Lado B do Vinho Catarinense

14/08 - Ensaio Orquestra de Baterias

15/08 - TTDBRASIL - Congresso de Fotografia e Marketing

18/08 - Construtech Experience

30/08 - Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento

31/08 - Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

 

Texto: Assessoria de imprensa do Floripa Conecta