Publicado em 28/03/2016

Feirinha de Arte Impressa Parquinho promove oficinas para o público infantil

Coticoá _ fb.com_coticoa
 
* Por Fernanda Volkerling
 
A primeira edição da feira de arte impressa Parque Gráfico, que será realizada em Florianópolis entre os dias 13 e 15 de maio, terá uma seção inteiramente voltada para o público infanto-juvenil: aParquinho contará com expositores e atividades formativas, entre elas palestras com convidados e oficinas de artes gráficas, além de publicações e selos independentes com foco em crianças – de todas as idades, como os organizadores do evento, Camila Petersen e Thiago Bazinga, fazem questão de destacar.
– Acreditamos que o potencial criativo inerente às crianças deve ser algo preservado e estimulado. Infelizmente, de um modo geral, a educação infantil não é voltada para isso e aí se faz necessária a criação de espaços alternativos que incentivem a conexão das crianças com experiências artísticas. AParquinho procura ser parte destes espaços, com o propósito de despertar o interesse desse público infantil, que gostamos de dizer que vai dos 0 aos 100 anos – explica Camila.
 
A proposta da Parquinho é oferecer ao público bem mais do que um espaço expositivo formal, fazendo um verdadeiro convite à experimentação artística, ao universo lúdico e à interação. O objetivo da iniciativa é contribuir para o estímulo do repertório visual e a sensibilidade estética do público infantil.
Entre os participantes da Parquinho estão artistas, designers, editores e coletivos de todo o Brasil com trabalhos que dialogam de forma direta com a faixa etária mais jovem. A Parque Gráfico, que está em sua primeira edição, é realizada por meio do edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina.
 
 
Parceria com Original Kids  
 
Criar oportunidades para crianças e jovens despertarem seus potenciais artísticos e criativos por meio de oficinas em escolas e comunidades, ministradas por artistas, designers e arquitetos: é essa a proposta da Original Kids, uma iniciativa de Florianópolis que busca conectar profissionais de diversas disciplinas com o público jovem, criando espaços onde a expressão criativa é a principal ferramenta de aprendizado e desenvolvimento.
 
A proximidade destas ideias com a proposta norteadora da Parquinho fez com que os organizadores da feira convidassem a Original Kids para participar do evento com palestras, oficinas e ainda oferecendo produtos de design desenvolvidos em parceria com profissionais de Florianópolis.
 
– É uma oportunidade incrível para se conectar com pessoas das áreas criativas, adultos e crianças, pais e filhos, professores e alunos que se interessam por esse universo e podem acrescentar suas visões e conhecer sobre o projeto. Acredito que é principalmente de interações reais que ideias inspiram pessoas a transformarem as suas realidades – ressalta a fundadora e coordenadora da Original Kids, Carolina Corseuil. A oportunidade de explorar o universo das artes com foco no público infanto-juvenil pretende ir contra a tendência dos grandes eventos culturais de não apresentarem espaços ou atividades voltados especificamente para crianças.
 
– Acho muito relevante a iniciativa de criar um espaço próprio com atividades e produtos voltados para essa faixa etária. Assim como as ciências oferecem ferramentas para desenvolver o raciocínio lógico e compreender o mundo em que vivemos, o design, a arquitetura, o cinema, a pintura, a fotografia e todas as formas de expressão artística são ferramentas incríveis que podem nos ajudar a descobrir mais sobre nós mesmos e a expressar a nossa visão – completa Carolina.
 
 
Parquinho - Feirinha de Arte Impressa
De 13 a 15 de maio
Museu da Escola Catarinense - Florianópolis
Mais informações sobre a Parquinho e as demais atividades da Parque Gráfico em https://www.parquegrafico.com/
 
Gabriela Gil _ gabrielagil.com.br
 
 
YoYo _ fb.com_yoyozine