Publicado em 25/03/2022

Feira na Rosenbaum inaugura a primeira loja física

LojaFeiranaRosenbaum-fotoValentin.jpg

Idealizada por Cris Rosenbaum, importante nome da curadoria do design nacional, a feira contará com loja física em Pinheiros, reunirá itens de mais 70 artistas independentes, além de trazer espaço cultural para exposições.

Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que reúne artistas, designers e artesãos independentes com criações autorais e identidade brasileira, abre as portas de sua primeira loja física, na rua Mateus Grou, Pinheiros, em São Paulo. Localizado na nova rota criativa da cidade, o espaço também comemora os 10 anos de história da Feira, criada e sob curadoria de Cristiane Rosenbaum, um dos principais nomes da curadoria de design e artistas Brasil afora. 

Dividida em três ambientes, a loja traz logo na entrada do espaço um café que além de servir os sabores da comida brasileira, como bolos de laranja e fubá, também, há um Empório com diversos produtos para compra, como queijos da serra da canastra, cafés de diferentes regiões do país, pão de queijo da marca Pão Di Queijo da Mineira, entre outras delícias de pequenos produtores nacionais. 

LojaFeiranaRosenbaum-fotoValentin17.jpg

Logo após este espaço, a loja apresenta uma parte dedicada ao corpo, com marcas diversas, desde cosméticos artesanais a roupas e acessórios da moda sustentável brasileira. Na sequência, uma área dedicada à casa: criações diversas, como as cerâmicas do artista popular pernambucano Mano de Baé, os panos para uso em banheiros e lavabos do Estúdio Avelós, de Zizi Carderari, a coleção exclusiva de itens de mobiliário da Alva Design, clássicos do design autoral como Greghi Design, Paola Muller, Toko Design Utilitário dentre outras opções escolhidas a dedo. 

 

A parte superior da loja oferece um espaço cultural aberto para exposições e outras experiências. Para inaugurá-lo, a primeira intervenção aconteceu no período de um mês com o trabalho em marcenaria dos criativos Guilherme Sass, da Casa da Árvore e Lucas Neves. Uma ambientação surpreendente com folhagens e plantas vivas está sendo criada para o evento de abertura.

Entre os destaques estão as manualidades de diversos artesãos de Alagoas, resultado de uma criteriosa curadoria de Cris Rosenbaum e do artista e pesquisador Rodrígo Ambrósio, em viagem ao estado no final de 2021. A viagem aconteceu por meio de uma parceria com o Programa Alagoas Feita à Mão, iniciativa da Secretaria de Turismo de Alagoas. Um passo que busca valorizar o artesanato alagoano e apresentar para o mercado bolsas, luminárias, cestos e outros acessórios desenvolvidos por artesãos da região.

LojaFeiranaRosenbaum-fotoValentin24.jpg

 

Com um espaço de 135 metros quadrados, a loja possui o projeto arquitetônico assinado pela Rosenbaum Arquitetura e Design, escritório com direção de Marcelo Rosenbaum e Adriana Banguela - dupla criativa que sempre caminhou junto aos projetos realizados ao longo da trajetória da Feira na Rosenbaum. O espaço conta ainda com a coordenação de obra da arquiteta Rebeca Trindade, visual merchandising de Marcia Prado e identidade visual de Fabiana Zanin.

“Um projeto e lançamento que celebra, além dos 10 anos da feira, uma nova geração de artistas, designers e artesãos que traçam novas coordenadas estéticas e que olham para a brasilidade, para nossa identidade e para nossa história. Após dois anos desafiadores de pandemia, a coragem e a força para encampar a primeira loja física da Feira se dá para apresentar quem esteve com a gente por este tempo. Estamos muito felizes em concretizar esse novo passo da Feira na Rosenbaum”, conta Cris. 

 

Além da loja física, a boa notícia para os adoradores da Feira na Rosenbaum é que as edições itinerantes continuarão sendo realizadas em 2022. Serão inúmeros centros culturais, museus e galerias em que a feira passará em todo Brasil, levando o melhor do design e do artesanato nacional para diversas cidades e capitais do país. 

LojaFeiranaRosenbaum-fotoValentin23.jpg

A localização da loja 
Com uma atmosfera única e pulsante, a Rua Mateus Grou tem se consolidado nos últimos anos como uma rota do design e da moda independente e autoral na cidade de São Paulo. É por isso, que a loja da Feira na Rosenbaum não poderia ser em outro lugar.

“Acredito que a Mateus Grou vai se tornar uma rua tão importante quanto já foi a Oscar Freire, só que ainda mais plural e surpreendente”, afirma Cris Rosenbaum. Isso colabora com a inédita loja da Feira na Rosenbaum, conhecida por seu clima receptivo e caloroso nos eventos itinerantes já realizados durante uma década, em todo o Brasil.

 

Serviço: 
Loja Feira na Rosenbaum
Endereço: Rua Mateus Grou, 513, Pinheiros, São Paulo, SP
Dias e Horários de Funcionamento: 2ª a  6ª, das 10h às 18h e Sábados, das 10h às 17h
Site: www.feiranarosenbaumloja.com.br