Publicado em 15/04/2019

Fachada verde é tendência na arquitetura

imagem_release_1656521.jpg

Paisagimo vertical protege o imóvel do vento e da chuva, da poluição e de ruídos

Os projetos de arquitetura e design estão mudando, e cada dia mais, estão incluindo projetos paisagísticos nas fachadas verticais, com uma maior variedade de plantas e árvores, mudando a arquitetura das cidades e agregando mais valor às construções. Um exemplo é o Arbo Cabral, empreendimento da MDGP Incorporações, que conta com icônicos jardins sinuosos e sacadas com árvores, que sobressaem na fachada, projetado pelo renomado escritório de paisagismo Burle Marx (que carrega o DNA e o trabalho do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx).

No projeto paisagístico, as sacadas serão “balcony garden”, coberto com vegetação padronizada e complementadas com árvores de médio porte, mantendo a estética da fachada. “No Arbo, o paisagismo valoriza a integração entre morador, natureza e arquitetura. As varandas verdes e os espaços comuns trazem sofisticação, bem-estar, qualidade de vida e diversas práticas de sustentabilidade”, explica Marlus Doria, diretor da MDGP. 

Nas outras áreas, o empreendimento terá espécies vegetais nativas da região e/ou plantas exóticas adaptadas ao clima. Desta forma, o gasto com água para a irrigação e a energia empregada para a manutenção do condomínio e manejo dos jardins diminuem. Também pode-se cultivar outras espécies de plantas como, por exemplo, ervas aromáticas, flores exóticas, temperos, entre outros. “Nossa ideia é transformar a paisagem, valorizando o Cabral através da integração entre arquitetura e paisagismo. Curitiba é uma cidade com estações bem marcadas e paisagens que se alteram ao longo do ano. Então, este projeto foi pensado para acompanhar essa mudança, ao mesmo tempo em que aproxima o homem de sua essência”, afirma Gustavo Leivas, arquiteto do escritório Burle Marx.

Com entrega prevista para o segundo semestre de 2020, o Arbo Cabral é um projeto inovador e foi projetado para receber a Certificação Green Building Council (GBC) Brasil, que atesta o bom funcionamento e aproveitamento dos recursos utilizados pelos moradores. No final de 2018, o empreendimento recebeu a certificação GBC Condomínio Brasil, em etapa de projeto, e a expectativa é de uma certificação nível ouro na entrega da obra. O Arbo Cabral também conquistou o Troféu Incorporador do Ano 2018, promovido pela Ademi/PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), na categoria Projeto Arquitetônico. 

Edifícios sustentáveis pelo mundo

Em busca de alternativas ecológicas que unem arquitetura e ecodesign, os jardins verticais e as fachadas verdes têm conquistado cada vez mais espaço nos centros urbanos, em empreendimentos imobiliários inovadores em diversas partes do mundo. Alguns exemplos são o Bosco Verticale, em Milão, na Itália, o primeiro a compor uma floresta vertical no mundo, com área de 2,5 hectares de vegetação, com 900 árvores que medem até 9 metros de altura, em uma das cidades mais poluídas da Europa. Outro empreendimento que merece destaque é o Editt Tower, em Singapura, que metade da sua superfície é coberto por vegetação e tem um dos melhores sistema de captação de água da chuva, que alimenta 55% da sua necessidade.