Publicado em 03/12/2019

Energia solar contribui para reduzir os danos ao meio ambiente

 

004.jpeg

O Brasil é o país com maior incidência solar do mundo, no entanto, apenas 1,2% da sua energia é proveniente de sistemas solares fotovoltaicos, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quem investe na instalação de equipamentos fotovoltaicos já sente a diferença na conta de energia logo no primeiro mês. Embora no Brasil os custos para a instalação das placas ainda sejam mais altos  do que em outros países, os valores vêm caindo gradativamente conforme a demanda tem aumentado e a concorrência também. A exploração e popularização da energia fotovoltaica vêm crescendo de forma expressiva, movimentando a economia e gerando interesse tanto de quem quer economizar, quanto de quem quer lucrar investindo em energia limpa.

Criada em 1980, em Xanxerê, oeste catarinense, a Avesuy Projetos Ambientais é pioneira no país no segmento geração de fontes renováveis, como o biogás e viu neste cenário uma oportunidade de negócio, oferecendo todos os equipamentos, projetos e mão de obra especializada para a instalação de sistemas fotovoltaicos completos.

A Avesuy trabalha com renomadas marcas de painéis e inversores do mercado, com melhor custo/eficiência. Na região, a empresa é representada pela Foco Áudio & Vídeo, em Itapema. A loja é especializada em artigos eletrônicos e oferece todo equipamento e assessoria ao cliente.

A Avesuy atende todo o território nacional, além do Paraguai e Argentina e trabalha de acordo com a necessidade de cada cliente. “As instalações de sistemas solares fotovoltaicos geram uma economia de até 95% na conta de energia e podemos atender residências, comércios e indústrias”, pontuou o empresário Valmor Pierog, um dos sócios da empresa.

Para a instalação alguns pré-requisitos devem ser observados: a demanda da unidade consumidora, o espaço para a colocação das placas e o sombreamento no local. Pierog explica que o retorno do investimento se dá em até cinco anos  e o custo médio parte de 25.000 reais para residências. O fabricante dá garantia de 25 anos no produto.

"Assumimos a responsabilidade técnica de toda a instalação e coordenamos os trâmites junto à distribuidora de energia para que o cliente não se preocupe com nada. Além da vantagem de não ter sobressaltos com aumentos na conta de energia ou racionamentos, o proprietário ainda reverte parte de sua energia de volta à concessionária e pode até lucrar com isso", especifica Valmor.

 Em tempos de estiagem e aumentos constantes na tarifa, optar pelo sistema fotovoltaico atrai cada vez mais adeptos. Se levarmos em conta a estimativa de que em 2050 cerca de 70% da população viverá nas cidades e que a demanda por energia elétrica será cada vez maior, esse tipo de energia deixará de ser “um luxo para poucos” e passará a ser uma necessidade de todos, haja vista as mudanças climáticas extremas e a falta de recursos renováveis.

 

Principais vantagens:

Proteção contra aumentos tarifários;

Redução de até 95% dos custos com a conta de energia;

Valorização de seu imóvel/empreendimento;

Fonte de energia totalmente limpa, abundante e renovável;

Necessidade mínima de manutenção;

Ajuda empresas e instituições na busca por “selos verdes” e um novo posicionamento de mercado.

 

 

Sistemas fotovoltaicos Avesuy:

Sistemas on-grid; conectados à rede de distribuição;

Sistemas off-grid; totalmente independentes da rede, com armazenamento de energia em baterias;

Sistemas híbridos (biogás + fotovoltaica); utilizam a fonte de energia do sol durante o dia e, com auxílio de um dispositivo automático, aciona os geradores à biogas na ausência de irradiação solar;

Projeto elétrico com emissão de ART;

Diversas potências de painéis e inversores para atender projetos em todas as escalas;

Estruturas de fixação em solo ou telhados;

Mão de obra de instalação especializada;

Monitoramento online do sistema de geração, em tempo real;

Módulos fotovoltaicos com garantia de produção de 25 anos e vida útil de até 40 anos;

Inversores com garantia de 5 anos direto de fábrica.

 

Texto: Agência A