Publicado em 23/04/2019

Dia Mundial da Criatividade: a imaginação como receita para vidas mais significativas

casa-de-la-gracia-dia-mundial-da-criatividade-cidades-criativas.jpg

Em um domingo de Páscoa nada convencional, o Sebraelab SC recebeu interessados em aprender técnicas e ouvir experiências que utilizam a inventividade como força motriz

Desde 2017 o 21 de abril é reservado para celebrar o Dia Mundial da Criatividade -  criado para apostar em ideias, soluções e ações criativas que impactam de adultos à crianças, da ciência ao empreendedorismo. Neste ano, Florianópolis passou a integrar o calendário do World Creativity Day e o Sebraelab SC foi o local escolhido para o desenvolvimento das dinâmicas. A cidade já começou com o pé direito, pois ficou em segundo lugar pela quantidade de atividades oferecidas no país. A escolha do domingo de Páscoa não foi a data mais óbvia para algo do tipo e causou um certo estranhamento. Esse, porém, era só o prenúncio de um evento que nasceu para questionar verdades pré-estabelecidas e dar mais vivacidade para as pessoas, cidades e negócios.

As atividades eram gratuitas e tinham duração que iam de 45 minutos até 3 horas. Ao que tudo indica, o plano era debater sobre criatividade enquanto se era criativo. Poucas palestras se mantiveram integralmente no tradicional monólogo. Os métodos também não foram exatamente ortodoxos: teve gente fotografando, tricotando, se alongando e até meditando. A pluralidade também foi a tônica entre  os palestrantes e o público. De crianças montando lego no chão até idosos curiosos, o DMB reuniu pessoas com as mais variadas histórias e formações. Dos que chegavam sozinhos e tímidos aos que iam com toda a família, era possível encontrar atividades para todos os interesses.

Os participantes  foram convidados a experimentar novos pontos de vista, tecnologias e métodos. Em muitos casos, envolveram-se em algumas questionáveis dinâmicas, mas sem arrependimentos: nada ali lembrava recrutamentos de RH (ainda bem!). Pouco a pouco, tinha-se a sensação de que somos, sim, criativos natos.

Criatividade: um modo de vida

casa-de-la-gracia-dia-mundial-da-criatividade-oficina-maxi-trico.jpg

Ainda que as técnicas apresentadas fossem de imensa utilidade, o que impressionou mesmo foram as encantadoras histórias que comprovam que ser criativo não é necessariamente ser linear. Mudanças de carreiras, erros e intensos aprendizados pavimentaram o caminho de boa parte dos palestrantes.

O dia foi um convite para trilhar rumos desconhecidos, sem grandes certezas e, em diversos casos, com pouquíssima ou nenhuma referência. Ser criativo não é cumprir scripts pré estabelecidos e sim explorar o que o coração pede, com substancial disciplina e generosas doses de paixão. Pelo brilho dos olhos dos participantes, a mensagem foi captada e será levada adiante. Um alento para os inquietos e um feito incrível para um singelo domingo de outono.

 

Texto e fotos: Naiara Lima