Publicado em 25/07/2022

Dia do Escritor: quatro livros para reviver Drummond

Drummond.jpeg

Campanha traz histórias que marcaram a carreira do poeta que é lembrado e estudado até hoje nas salas de aula

Como será que um escritor descobre seu dom? Papel e caneta? Sonhos que se transformam em ideias? Seja qual for o primeiro passo, sempre é um ato de coragem. No dia 25 de julho é celebrado o “Dia do Escritor” e, claro, como uma das referências editoriais do Brasil, a Disal não poderia deixar de homenagear os profissionais com uma seleção de obras com grandes títulos de Carlos Drummond de Andrade, principalmente porque 2022 marca os 35 anos de sua morte.

O escritor foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo. Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista, mas também se formou em farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte, porém nunca exerceu a profissão. Desde pequeno, ainda na escola, demonstrou grande interesse pelas palavras e pela literatura. Por isso, durante sua carreira escreveu poesia, prosa, literatura infantil e realizou diversas traduções.

“Além de a obra de Drummond ter contribuído imensamente para o movimento do modernismo no Brasil, outros aspectos revelam porque sua poética é sempre tão atual. Primeiro, devido aos temas universais que abordou, extraindo pura sensibilidade de circunstâncias cotidianas, como por exemplo, em Quadrilha que aborda desencontros amorosos. Outro aspecto representativo é o elegante uso que faz da linguagem: além de temas do dia-a-dia, traz a profundidade de temas existenciais com uma estética simples e sofisticada ao mesmo tempo”, conta a professora e parceira da Disal, Clineia Candia.

O poeta foi indicado ao prêmio Nobel de Literatura em 1967 e ganhou o Prêmio Jabuti, no Brasil e o Prêmio Morgado de Mateus, em Portugal. Além desses, levou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Juca Pato. Carlos Drummond de Andrade faleceu em agosto de 1987, mas deixou sua marca e continua sendo lembrado como um dos maiores escritores do Brasil. Confira:

Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade

escritor-1.jpg

Livro de estreia de Carlos Drummond de Andrade. “Alguma Poesia” retorna em novo projeto, com posfácio de Ronaldo Fraga. “No meio do caminho”, “Poema de sete faces” e “Quadrilha” estão entre os textos mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade, e todos fazem parte de Alguma poesia, seu livro de estreia, publicado em 1930, quando o poeta tinha 28 anos. Aqui, mais inequivocamente do que em qualquer outra de suas obras, transparece a influência da Semana de Arte Moderna de 1922 e, sobretudo, de Mário de Andrade, com quem Drummond manteve uma farta correspondência literária.

Saiba mais:  https://cutt.ly/AKVnJWf  

 Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade

escritor-2.jpg

Marco da maturidade filosófica e poética de Drummond, “Claro Enigma” retorna em novo projeto, com posfácio de Mia Couto. “E como ficou chato ser moderno. / Agora serei eterno”, escreveu Drummond em um poema do livro Fazendeiro do ar, de 1954. Mas esse distanciamento da atitude poética modernista – com tudo que ela continha de euforia, rebeldia e otimismo – vinha de antes. Mais precisamente, deste Claro Enigma, publicado em 1951, quando o autor se aproximava dos 50 anos de idade.

Saiba mais: https://cutt.ly/DKVmvCn 

Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade

escritor-3.jpg

Os poemas sociais de “Sentimento do mundo” retornam em novo projeto, com posfácio de Ailton Krenak. Sentimento do mundo, publicado em 1940, quando Carlos Drummond de Andrade tinha 38 anos, é seu terceiro livro de poemas, mas o primeiro escrito após a mudança para o Rio de Janeiro, então capital do país. O poema-título, que abre o volume, registra a abertura do poeta para uma visão mais ampla da humanidade. No conjunto de poemas aqui reunidos, há também uma atitude política mais participativa e empenhada (mesmo que ciente de seus limites) na transformação da realidade. Os poemas sociais de Sentimento do mundo são alguns dos melhores já produzidos em nossa literatura.

Saiba mais: https://cutt.ly/5KVQapV

 Antologia Poética – Carlos Drummond de Andrade

escritor-4.jpg

Reunião de poemas feita pelo autor no auge da forma, “Antologia Poética” retorna em novo projeto, com posfácio de Zélia Duncan. Até 1962, quando esta antologia foi lançada, a obra poética de Carlos Drummond de Andrade, então com 60 anos, era formada pelos seguintes livros: Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, José, A rosa do povo, Novos poemas, Claro enigma, Fazendeiro do ar, Viola de bolso, Viola de bolso novamente encordoada, A vida passada a limpo e Lição de coisas.

Saiba mais: https://cutt.ly/gKVWtes

 

Sobre a Disal Distribuidora:

Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 600 editoras e mais de 300 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Texto: Giulia Marini/KB Comunicação