Publicado em 23/08/2021

"Desajustada”, comédia solo é o novo trabalho da atriz Vanderleia Will

Desajustada, novo projeto da atriz Vanderleia Will – crédito Eduardo Brasil _.jpeg

Após três décadas nas artes circenses, atriz estreia solo cômico; apresentações virtuais e gratuitas acontecem nos dias 26 e 27 de agosto 

Dando continuidade nas pesquisas desenvolvidas pela atriz Vanderleia Will desde 2003 com o espetáculo “De Malas Prontas”, o novo projeto solo, “Desajustada”, segue a linha do humor sem palavras. A experiência virtual e gratuita será transmitida ao vivo, em quatro sessões, nos dias 26 e 27 de agosto de 2021, em dois horários às 16h e 20h, no Canal da Pé de Vento Teatro no Youtube - www.youtube.com/CiaPeDeVento. Após cada sessão, será realizado um bate-papo com a equipe.

Vanderleia explica que o espetáculo presencial permanecerá inédito até que as condições sanitárias permitam a volta das apresentações nos teatros. “Enquanto isso, a apresentação online já dá um gostinho do que vem por aí”, antecipa a atriz. O espetáculo, segundo a atriz, busca retratar a sensação de desajuste, de inadequação, que muitas mulheres já experimentaram e ainda experimentam na vida, por conta de cobranças já arraigadas na sociedade.

“As mulheres palhaças têm mostrado sua força ao convocar o imaginário coletivo a associar mulher e comédia de uma forma mais potente em busca da visibilidade. Nesse movimento elas se legitimam como protagonistas de discursos cômicos, materializam liberdade com a sua presença e se espalham para ocupar mais esse espaço”, destaca.Para a atriz, as palhaças jogam com a desproporção e a descontração, e não são necessariamente discretas. “Palhaças são sensuais, grotescas, inteligentes, bobas, sacanas, ingênuas, fortes, frágeis, feias e bonitas. Tudo ao mesmo tempo. São protagonistas dos seus corpos, de seus gestos, de suas narrativas. Têm a liberdade de criar, de mostrar a sua forma de ver o mundo, de improvisar. Elas manipulam todas as suas qualidades e ações. Não são e não querem ser as mulheres aceitas socialmente. Não são e não querem ser as “perfeitas”, “gostosas”, “belas, recatadas e do lar”. Palhaças são sinônimos de resiliência e poder”, enfatiza.

O projeto, que marca o encontro de Vanderleia com a palhaça Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro/SP, que assina a direção do espetáculo, e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora, foi financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020 e contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Edição 2020.

“Desajustada” tem duração de 50 minutos e a classificação etária é de 14 anos. As sessões podem ser assistidas gratuitamente no www.youtube.com/CiaPeDeVento.

Sobre a artista:

Atriz, comediante, diretora e produtora cultural na cidade de Florianópolis, Vanderleia Will fundou em 1998, com outros artistas, a Cia Pé de Vento Teatro, com quem idealizou e realizou projetos importantes com foco na valorização do ofício do palhaço no Brasil. Dentre eles estão a “Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica”, o “Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina”, o espetáculo “De Malas Prontas” e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.

Sinopse:

Desajustada é um espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico, mas sempre sob os domínios da atriz e palhaça Vanderleia Will.

Serviço:

O quê: Estreia do espetáculo “Desajustada”, de Vanderleia Will

Quando: 26 e 27 de agosto de 2021

Horário das sessões: 16h e 20h

Local: Canal da Pé de Vento Teatro no Youtube (www.youtube.com/CiaPeDeVento)

Apresentação online e gratuita

 

Texto: Juliano Zanotelli