Publicado em 16/03/2021

Linha de iluminação assinada por arquitetos de renome democratiza o consumo de design

Rodrigo-Ohtake (2).jpg

Coleção da Telhanorte conta com luminárias de mesa, arandelas, pendentes e plafons assinados pelos designers Murilo Weitz, Rodrigo Ohtake e pelo escritório Ohma Design

Telhanorte, bandeira pertencente ao maior grupo de lojas de homecenter do Brasil, apresenta sua primeira linha de produtos assinados por designers. Trata-se de uma coleção completa de iluminação, com luminárias de mesa, arandelas, pendentes e plafons cuidadosamente pensados e projetados pelos jovens designers Murilo Weitz, Rodrigo Ohtake (foto de abertura) e pelo escritório Ohma Design . A concepção das peças teve a curadoria de Kirla Vieira, responsável pela área de iluminação da Telhanorte, em parceria com a Archademy, o primeiro e maior market network de arquitetura e design de interiores do Brasil. Inicialmente, os produtos poderão ser encontrados nas lojas da capital paulista e no e-commerce da rede Telhanorte.

A concepção. A proposta é que as novas peças sejam opções sofisticadas para a composição da casa dos clientes, porém com um preço mais acessível. A investida dialoga com a filosofia da empresa em oferecer a solução completa e tornar a experiência de compra a mais agradável possível, com acessibilidade e democratização. “Há um tempo vínhamos estudando a possibilidade de incorporar ao nosso mix alguns produtos que fossem assinados por designers. O projeto é um marco para a Telhanorte e principalmente para o setor de Iluminação, levando a categoria a um outro patamar competitivo no modelo de negócio de homecenter. A ideia é que possamos oferecer alternativas modernas e exclusivas para os nossos milhares de clientes, como um item sofisticado que complementará a gama de compras, conferindo um tom mais estiloso aos espaços”, destaca Kirla.

O lançamento da coleção especial é uma das ações estratégicas da Telhanorte para o setor de iluminação, cuja área foi revitalizada em algumas unidades da rede, visando tornar a experiência de compra mais completa e assertiva, com um ambiente mais agradável e moderno.

Os designers e suas inspirações. Com concepções diversas, as novas luminárias foram projetadas para combinar com ambientes mais versáteis. A coleção assinada por Murilo Weitz, por exemplo, foi inspirada na temática industrial. Sua pesquisa para o projeto buscou elementos desse universo, desenvolvendo peças com madeira e metal. Weitz explica que o momento de pandemia, em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, mostrou o quanto o design de interiores é importante e faz a diferença. “Principalmente para aquelas pessoas que precisam trabalhar no sistema home office e necessitam de um ambiente confortável, com móveis funcionais e bem iluminados, para desempenhar melhor suas atividades”, explica. Weitz ganhou ainda mais notoriedade em 2019, quando entrou para lista da revista Forbes – FORBES Under 30 – como um dos jovens de até 30 anos com maior destaque na sua área, e foi vencedor do Prêmio Casa Vogue Design 2020.

As peças de Rodrigo Ohtake, por sua vez, foram criadas na praia, local onde o designer está passando o isolamento social. “A luz na arquitetura é fundamental, assim como a sombra e a escuridão. A transição entre escuro e claro é muito importante e eu desejo que essas luminárias possam deixar a casa das pessoas mais agradável, divertida e pessoal, enfim, que elas possam ajudar a tornar a casa um lar”, afirma. Assim nasceu a coleção de luminárias “Baleia”, inspirada no ambiente litorâneo. Rodrigo é neto da artista plástica Tomie Ohtake e filho dos também arquitetos Ruy Ohtake e Silvia Vaz. Ohtake foi assistente de curadoria da 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014, e acumula larga experiência profissional.

Observar as mudanças pela janela, no céu e na luz do sol, visualizando perspectivas diferentes, ajudou na criação da coleção de luminárias desenvolvida pelo Ohma Design. “A iluminação confere aconchego ao projeto de designer de interiores. A luz direta e indireta auxilia a construção de várias cenas dentro de um ambiente”, explica a arquiteta Paloma Bresolin, que divide o escritório com outros dois jovens profissionais, o arquiteto Nicholas Oher e o designer de interiores, Fabio Marx.