Publicado em 17/08/2021

Cozinhas bem equipadas: o sonho de quem curte receber

_B3A0231-baixa.jpg

Na CASACOR Santa Catarina ambientes servem de vitrine para as novidades do mercado gourmet

Antes era um lugar mais restrito aos donos da casa, agora é o ambiente preferido quando o assunto é receber. A cozinha ganhou notoriedade na decoração e para se adaptar aos novos comportamentos passou por transformações, justamente para tornar ainda mais prazeroso o momento dos encontros. Além das mudanças de layout, com propostas mais integradas ao social, este espaço atraiu a atenção do mercado, que passou a oferecer uma diversidade de opções para deixar a cozinha mais equipada. 

Muitos dos lançamentos o público tem a oportunidade de conhecer na CASACOR Santa Catarina 2021, em Florianópolis, que está de portas abertas no Espaço + UM até o dia 29 de agosto. Além de ser uma vitrine para a divulgação dos trabalhos dos profissionais, a mostra catarinense é uma janela de oportunidades para que muitas marcas parceiras apresentem o que há de mais novo aos visitantes.

_B3A0337-baixa.jpg

E quem gosta de receber, está sempre atento às novidades. Na ambientação dos espaços, eletrodomésticos e outros acessórios mostram como incrementar não só a estética, mas deixar a cozinha ainda mais funcional para recepcionar com estilo e conforto amigos e familiares. Mariana Maisonnave, na cozinha do Living Gourmet Respiro (foto de abertura), criou algo bem funcional, prático, sem muitos nichos, porque, como ela mesma lembra, “no dia a dia, não funciona”. Optou por uma marcenaria mais limpa, com alguns eletrodomésticos escondidos, a exemplo da geladeira, minimizando as informações visuais no espaço que é totalmente aberto para as áreas de jantar e estar. “Nada quebra a visão entre as pessoas que convivem e interagem no ambiente”, explica. 

Nem a coifa atrapalha o contato. Isso porque a arquiteta trouxe para a composição um modelo que é exclusividade no Brasil. A coifa inteligente é plana, integrada no próprio cooktop, ou seja, não fica aparente no projeto. Toda a tubulação fica oculta e faz a extração dos odores para a rua. “É automática e tem poder de sucção de 700 m3 por minuto”, explica Mariana.

Refrigeradores camuflados no mobiliário fixo é a solução ideal quando o objetivo é deixar a estética do projeto mais limpa. É comum encontrar torres na vertical para acomodar o eletro. Mas, para dar continuidade à linguagem horizontal na cozinha do grande lounge de convívio da Casa dos Pássaros, Tufi Mousse fugiu do habitual. O arquiteto explorou o uso de dois módulos de geladeiras na gaveta, embutidas no balcão em U, que abraça a generosa mesa do ambiente.

“A ideia foi verticalizar o menos possível a cozinha, deixando ela mais alinhada em balcões. Fomos entender o que o mercado tinha de mais similar à ideia do projeto, que não fosse um tradicional frigobar e daí nos deparamos com este produto que atendeu 101% ao que a gente buscava”, explica o profissional. Na cozinha do Loft Íris, criação da dupla de arquitetos Graziella Oliveira e Allan Chierighini, a circulação se dá totalmente ao redor da ilha central acompanhada da mesa de jantar. Nas laterais ficam as bancadas de serviço e a distribuição dos eletrodomésticos, como refrigerador, fornos, micro-ondas, gaveta térmica. Os profissionais apresentaram uma cozinha completa, sonho de consumo para muitos. Imagina para aquele que gosta de ser anfitrião em momentos de confraternização.



Segundo Grazi, a menina dos olhos é a parrilla em material nobre, toda em aço inox. Ela não passa despercebida. O equipamento possui moderno sistema exclusivo de espetos giratórios e grelha suspensos, que permite maior praticidade no manuseio, além de facilitar a limpeza. E mais: as grelhas têm acionamento manual por manivela ou automático por controle remoto ou mesmo pelo smartphone. “É a integração do assado a carvão com a tecnologia de movimentação de grelhas, controle de temperatura via aplicativo a distância ou pré-programado no sistema embutido na área da própria parrilla”, destaca. Outros itens complementam a cozinha com cara de salão gourmet. Um equipamento que parece uma chopeira, por causa das bicas, funciona para refrigeração de bebidas diversas. Ou seja: pode servir chope, mas também sucos, chá, espumante, água tônica.

“A diversidade aumenta o potencial do uso”, diz Grazi. Para os amantes do vinho, os olhares se voltam para a estação de vinho, uma adega compacta que permite abrir quatro garrafas e mantê-las em qualidade de consumo por até 60 dias. Com esta opção, servir vinho se torna um fato diferente, uma experiência, já que o equipamento oferece sistema de autosserviço com diferentes dosagens.

Design e funcionalidade são a máxima na pia da ilha central que é o ponto focal na cozinha da Casa Yugen, projeto do arquiteto Gabriel Bordin. O profissional apresenta uma cuba em aço inox, último lançamento Deca, que destaca cantos retos, sem o formato curvo tradicional. A mesma acompanha calha escorredora embutida, que também pode servir para lavar os vegetais. Tem ainda a torneira com mix de monocomando e bica em uma única peça. “A mescla no sistema de acionamento oferece praticidade numa peça que é pura elegância”, pontua Gabriel.
 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Texto: Luciana de Moraes

Fotos: Casa Yugen e Casa dos Pássaros: Denilson Machado

Loft Íris: Lio Simas

Ambiente Respiro: Mariana Boro