Publicado em 30/01/2020

Mobitec apresenta cozinha inspirada em pâtissier da aristocracia francesa

IMG_1332.jpg

Projeto do arquiteto Ivan Wodzinsky foi influenciado pelo  francês Marie Antoine Carême, chef confeiteiro de George IV

A arte costuma servir de inspiração para muitos projetos e, embora não seja considerada oficialmente uma, a gastronomia poderia facilmente entrar para o rol das atividades artísticas. Pratos elaborados e bem apresentados podem ser arquitetados, esculpidos e coloridos para conquistar o paladar, o olfato e, por que não, a visão de quem irá degustá-lo. E foi pensando neste modo de exibição que o arquiteto curitibano Ivan Wodzinsky buscou inspiração no chef francês Marie Antoine Carême para criar uma cozinha de 80m2, em exposição na loja Mobitec, de Curitiba.

Marie Antoine viveu entre 1784-1833, confeitou para a alta sociedade parisiense, incluindo Napoleão Bonaparte, além de ter trabalhado por 3 anos para o princípe regente George IV, em Londres, e para o czar Alexandre I, em São Petersburgo. Até hoje Marie Antoine é referência e objeto de homenagens que vão além do ramo gastronômico. “Carême foi sobretudo um grande pâtissier e inventou as 'pièces montés', sobremesas sobrepostas, que podiam ter grandes alturas e se inspiravam na arquitetura”, explica Ivan.

A escolha pelo trabalho e figura do chef confeiteiro tem fundamento: adepto do estilo clássico, mas com um frescor contemporâneo, o arquiteto cria projetos que são certeza de sucesso entre os clientes mais refinados. A cozinha Carême é  um exemplo disso: minimalista e prática, mas com muita elegância e estilo. O ambiente, com design fundalmente clássico, é composto nos tons preto e branco. Nas portas e gavetas dos armários, a sobriedade e elegância francesas são apresentadas em um trabalho que lembra boiseriesAlguns poucos acessórios em dourado, como as torneiras e o pendente da bancada, arrematam o toque de requinte do espaço.

IMG_1355.jpg

 "Criei um ambiente elegante, confortável e com bom design, que desperta o prazer nas pessoas de fazer uso dele.  Acredito que a verdadeira tendência para  2020 sejam projetos esteticamente adequados, afetivos e práticos ", opina o arquiteto. Recentemente, na mostra Artefacto de Curitiba, Wodzinsky também apresentou uma cozinha funcional com mobiliário Mobitec. Anexo a este espaço, o arquiteto projetou ainda um terraço aberto com living e área de jantar. 

Sobre o Arquiteto

Ivan Wodzinsky atua há mais de 20 anos no mercado de aruqitetura e decoração. O profissional já participou de diversas mostras de decoração. Entre elas, algumas edições da CasaCor PR. Observador, em suas viagens sempre procurou estar atento aos detalhes do décor de hotéis, restaurantes, lojas, e museus por onde passou. O período em que morou na Rússia, em particular, o influenciou profundamente – fato que pode ser notado em estátuas de mármore, ornamentos revestidos de ouro, seda e outros elementos sempre presentes em seus projetos.

Confira as fotos de Samuel Berger em nossa galeria de imagens: