Publicado em 02/05/2016

Contagem regressiva para a primeira edição da Parque Gráfico

Bebel Books _ bebelbooks.iluria_com

A menos de duas semanas de sua estreia, a Parque Gráfico se prepara para colocar Santa Catarina no calendário nacional das feiras de arte impressa, dedicadas a reunir, expor e discutir publicações independentes, autorais e que dificilmente seriam encontradas no circuito comercial ou em grandes editoras. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, no Museu da Escola Catarinense (MESC), em Florianópolis.

A ideia de criar a feira partiu da dupla de designers Camila Petersen e Thiago Bazinga Vieira, que inscreveram o projeto no edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de SC e foram selecionados. A motivação inicial dos dois era incrementar a agenda cultural da cidade, e se possível do Estado, com um modelo de evento que, há algum tempo, vem dando certo em outros lugares.

O formato já é conhecido do público de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, com as bem-sucedidas Feira Plana e Pão de Forma, respectivamente. Os artistas se reúnem em um mesmo espaço, ao longo de um final de semana, para mostrar sua produção e entrar em contato com o público – que cresce cada vez mais, para esse tipo de produto.

Na Parque Gráfico, serão 54 expositores, divididos entre a seção principal e a Parquinho -  Feirinha de Arte Impressa, esta última voltada para as publicações que mais se identificam com a faixa etária infanto-juvenil. A lista de participantes conta com inscritos e também convidados, como João Varella, da editora Lote 42, e o quadrinista Pedro Franz. Na Parquinho, o destaque é a parceria com a Original Kids, iniciativa dedicada a promover encontros entre profissionais de diferentes áreas ligadas à criatividade com crianças e adolescentes.

Na mostra da Parque Gráfico, o público poderá conhecer, folhear, tirar dúvidas sobre e adquirir publicações dos artistas participantes. Entre os materiais estarão zines, catálogos, livros de artista, xilogravuras, postais e outros. Os trabalhos foram selecionados com base em alguns critérios como tiragem limitada, fabricação artesanal e valor artístico. A expectativa é de que o evento se consolide no calendário cultural e passe a ocorrer anualmente.

Atividades paralelas

Além da exposição dos trabalhos, o público poderá participar de oficinas, palestras e debates ao longo dos três dias da Parque Gráfico. A programação formativa tem como objetivo aprofundar a relação do evento não apenas com o público interessado em conhecer e consumir, mas em também começar a produzir publicações independentes.

As atividades vão desde o debate sobre o tema do empoderamento feminino no âmbito das publicações, até oficinas práticas de encadernação e uma mini-consultoria para quem quer começar a publicar. Confira a programação completa abaixo.

Serviço: O quê: Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa Quando: de 13 a 15 de maio - sexta-feira, dia 13, das 16h às 19h; sábado e domingo, dias 14 e 15, das 13h às 19h. Onde: Museu da Escola Catarinense – MESC Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196. Centro – Florianópolis/SC Entrada gratuita