Publicado em 26/11/2019

Conheça os vencedores do Prêmio Oxford de Design

1°-lugar---Etereo-Amanha---Gabriel-Sherer.jpg

Com avaliação de um júri técnico, três premiados foram escolhidos. Gabriel Sherer, de Foz do Iguaçu, ficou em primeiro lugar

Oxford, empresa que apresenta linhas completas para cozinhar, servir, organizar, decorar, brindar e para o mercado gourmet, anuncia os vencedores da 5ª edição do Prêmio Oxford de Design. Foram convidados talentos de todo o país para desenvolverem uma estampa para apoarelhos de jantar com o tema “Que futuro você vê”. 

O vencedor do concurso foi o paranaense Gabriel Felipe Sherer (foto de abertura) com o projeto “Etéreo Amanhã”. Segundo Sherer, que é natural de Foz do Iguaçu, a linha simboliza a esperança no amanhã. Ïsso nos mantém sãos e nos faz crer na calmaria após a tempestade; no arco íris depois da chuva; no triunfo da nova folha que ousa brotar. A esperança nos permite confiar, com base em vivências e experiências, que o amanhã pode ser um dia melhore que momentos de turbulentos passam.‘’ Além do prêmio de R$ 7.000,00, ele terá sua linha produzida para ser comercializada no e-commerce da Oxford.

2°-lugar---Empatia-e-o-Caminho---Taine-Goncalves.jpg

Em segundo lugar, foi eleito o conjunto “Empatia é o caminho’’ de Taine da Silva Gonçalves, de Irenê, Bahia.

De Vitória, Espírito Santo, o Rogério Toldo Macedo Campos conquistou o terceiro lugar com a arte “O futuro é uma astronave que tentamos pilotar”.

3°-lugar---O-futuro-e-uma-astronave-que-tentamos-pilotar---Rogerio-Macedo.jpg

A competição foi realizada pela internet e os projetos inscritos passaram por uma votação em três etapas: popular, onde foram escolhidas os 30 mais votados; depois, as demais foram avaliadas pelos três vencedores da última edição, que definiram mais 20 artes; e, por último, os 50 finalistas foram julgados por um júri técnico composto pelo artista pernambucano Derlon Almeida, a artista plástica e estilista Rita Wainer e a empresária Andrea Bisker.

Nesta edição foram mais 600 inscritos, com 478 projetos aprovados. Durante o período de votação, 100 mil pessoas passaram pelo site e 20 mil votos populares foram computados. Nas redes sociais, a 5° edição do Prêmio impactou mais de um milhão de pessoas

Sobre as edições anteriores

A primeira edição do concurso nacional aconteceu em 2015. O júri era composto por Adriana Barra, Ana Strumpf e Maurício Arruda. O ganhador foi Raphaell Valença, designer sergipano que inspirou sua produção na tradicional festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos, realizada anualmente no município histórico de Laranjeiras e que remonta ao período do Brasil Colônia. 

Na segunda edição, realizada em 2016, a designer gráfica Joana Lira, a estilista Isabella Giobbi e os designers Paulo e Carol da Fetiche Design e do canal Tente Isso em Casa foram os jurados. O projeto ganhador foi o “Manifesto Natural”, da designer catarinense Beatriz Coppola, inspirado em elementos do mármore, madeira, concreto e ouro.

Já na terceira edição, realizada em 2017, o júri foi formado pela dupla de designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, da Furf Design Studio; o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó; e a influencer Lucila Turqueto, do site Casa de Valentina. E a ganhadora foi a Juliana Lisboa Santana, com o projeto “Seja onde for, a comida nos une”.

A quarta edição, realizada em 2018, teve como tema ‘’Folclore ao redor do mundo’’ e a vencedora foi a pernambucana Jéssica Paiva com o projeto ‘’Destemida Iara’’ que recebeu avaliação do júri técnico formado por nomes como os designers Marcelo Rosenbaum, Zanini de Zanine e a diretora da revista Casa Vogue, Taíssa Buesco.

www.premiooxforddedesign.com.br

Por: Victória Baptista