Publicado em 16/11/2020

Com a Casa Freijó, arquiteto Michael Zanghelini apresenta proposta para desacelerar

 

Espaço faz parte do projeto Janelas CASACOR / Santa Catarina, em exposição no Continente Shopping, na Grande Florianópolis

A memória afetiva e olfativa de Michael Zanghelini, nascido na região serrana de Santa Catarina, onde o aroma amadeirado faz parte da história de cada morador, reforçam sua criação - a Casa Freijó - para o projeto Janelas CASACOR / Santa Catarina. O arquiteto é o único expositor da Grande Florianópolis nesta mostra que percorre várias cidades do Estado. Em formato físico e digital, a exposição pode ser visitada presencialmente até 8 de dezembro no Continente Shopping, na Grande Florianópolis, ou através do Tour 3D no site janelascasacor.com, onde também pode ser baixado gratuitamente o Guia Digital. A Casa Freijó se apresenta como um espaço pensado para o convívio, o relaxamento e o conforto: “É para estar e receber os amigos num local agradável, de maneira despojada, sem abrir mão dos materiais nobres. A natureza dos materiais dá o tom do espaço”, comenta Michael, revelando ainda que a casa usa de sua própria estrutura para criar o ornamento do ambiente e poderia, tranquilamente, estar na praia ou no campo. Foi projetada para os dias de desaceleração.

Neste cubo amadeirado - integrando hall, cozinha e living - o freijó domina o ambiente, mas divide espaço com a nobreza do mármore da bancada e de uma das paredes e do mobiliário metálico com vidro iluminado. No piso, o porcelanato oferece a poética sensação de areia molhada do mar, assim como naquele instalado na porta da casa, que lembra as pedras portuguesas usadas nos calçadões. “Tenho uma vivência muito grande com a arquitetura de madeira, das pedras, dos materiais naturais”, sinaliza o arquiteto, atualmente com projetos em Lages, Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema.

O branco e o preto, além das tonalidades dominantes do freijó natural, fazem parceria com as peças do mobiliário, escolhidas para além da estética, como uma poltrona e uma cadeira, ambas assinadas pelo designer gaúcho Guilherme Wentz. Entre outras peças, também estão objetos desenhados por Gio Wives. Afinal, o conforto tem prioridade nesta casa.  

A Casa Freijó é recheada de memórias afetivas e obras de arte

Com uma iluminação neutra e tecnologicamente conectada e sem exageros, a Casa Freijó reúne uma seletiva coleção de peças de arte. Em seus ambientes estão criações assinadas por renomadas artistas catarinenses como Vera Sabino e  Eli Heil,além de obras da fotógrafa Patricia Vieira, da ceramista Sara Ramos e das artistas plásticas Ângela Waltrick, Jana Garcia, Elis Teixeira e Camila Saavedra, esta última responsável pelo painel da fachada da casa. O Janelas CASACOR / Santa Catarina também ocorre em outros três shoppings da Almeida Junior no Estado: em Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34˚edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO
O que: Janelas CASACOR / Santa Catarina
Quando: até 8 de dezembro
Instagram: @casacorsc
Site: www.janelascasacor.com
Onde: Continente Shopping - @continenteshopping

(Rodovia BR 101 - KM 210 - Esquina Rod, SC-281 - Distrito Industrial, SC)

Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino