Publicado em 21/02/2022

Clínica de medicina metabólica em BC leva a assinatura de Natália Xavier

 

deehouse © quality clínica médica-433.jpg

A profissional deu vida a dez ambientes em apenas 90 dias.   

Criar um projeto do zero não é tarefa fácil. São horas de pesquisas, medições, avaliações, conversas, decisões e definições para que, finalmente, um projeto seja criado e colocado em prática. Com o relógio apressando as horas, a Arquiteta Natália Xavier, de Balneário Camboriú sabia que teria de acelerar os passos para entregar um projeto desafiador, mas cujo resultado valeu cada minuto investido.

Foram dez ambientes concebidos em apenas 90 dias. Na clínica de medicina metabólica, localizada na Avenida do Estado, a Arquiteta projetou e executou três consultórios, uma sala de procedimentos, uma sala de soroterapia, uma copa, uma sala administrativa, dois lavabos, uma sala de fechamento e a recepção. Para a arquiteta o grande desafio ficou por conta do prazo e a compatibilização de um projeto complexo, cheio de detalhes, junto à legislação pertinente a ambientes médicos.

deehouse © quality clínica médica-148.jpg

“Houveram algumas exigências com relação às necessidades dos ambientes, como a sala de procedimentos e de soroterapia, assim como os lavatórios dentro dos consultórios, que necessariamente precisam seguir normas”, explicou. Localizada no Edifício Evolution, a clínica, com 105 m² remete a aconchego, praticidade e funcionalidade, permitindo que os usuários se sintam conectados com o ambiente, realçado pelo mobiliário moderno em tons neutros.

Segundo a Arquiteta, a definição do conceito de um projeto comercial é essencial para remeter sua identidade e fixar a sua marca no mercado, por isso ela apostou no estilo contemporâneo, marcado pela leveza, suavidade e a personalização com valorização de texturas naturais, que expressam a beleza e o poder da natureza, criando um contraste significativo junto aos tons amadeirados.

Logo na recepção a ideia foi chamar a atenção para a pedra lapidada em forma natural, com uma irregularidade na ponta, tornando-a o elemento principal no espaço. “Por ser um ambiente de espera optei por trazer a harmonia dos amadeirados com as fibras naturais no mobiliário. Isso evoca modernidade e elegância, tendo as cores neutras como plano de fundo. Tudo se destaca, mas com total equilíbrio”, explica.

Nos demais ambientes ela escolheu as linhas simples e retas, com ênfase na horizontalidade e verticalidade dos volumes. A combinação entre o piso amadeirado e efeitos com pintura em marmorato, criaram uma atmosfera de aconchego e elegância, num layout em que se realça a beleza natural.

deehouse © quality clínica médica-143.jpg

Dos três consultórios, em dois ela manteve um projeto similar, utilizando o efeito marmorato na cor pena de ganso com boiseries, em tons neutros e com linhas retas, algo mais sóbrio, sem personalidade de gênero. Na sala de soroterapia Natália também empregou o mesmo projeto, mantendo a neutralidade, sem abrir mão da sofisticação.

Já no ‘Consultório 2’, onde atende o proprietário da Clínica, o médico André Gustavo, a profissional prezou pela imponência, sendo o único ambiente onde usou uma cor diferenciada. “Optei pela chuva de verão, um tom mais cinza, destacando este espaço dos demais. Apostei numa pegada mais high tech, com a TV conectada a um tubo metálico e também ao computador, além do pé da mesa iluminado e também ao painel da estante com iluminação especial”.

deehouse © quality clínica médica-402.jpg

Já o lavabo ganhou contemporaneidade por meio das texturas amadeiradas, uma torneira curva diferenciada, que sai da parede, uma pia de chão e um espelho emoldurado por luz de led.

Orgulhosa do projeto, Natália Xavier, que após duas edições de CASACOR SC, já planeja a próxima, confessa que o tempo curto tornou o desafio ainda maior, mas que a satisfação do cliente e a dela própria compensaram toda a dedicação. Ela destaca ainda duas peças que deixaram a clínica com ar de galeria; a Mesa Mineira, do renomado Ronald Sasson e as mesas Zaha e Bailarina, assinadas pelo designer premiado internacionalmente, Aristeu Pires.

 

Texto: Agência A

Fotos: deehouse