Publicado em 07/06/2022

Claudia Matarazzo lança livro com participação de empresária catarinense

Renata e Claudia.jpeg 

Escritora e empreendedora farão uma sessão de autógrafos nesta terça (7), durante lançamento no Balneário Shopping

 A empreendedora catarinense Renata Kauling, de Itajaí, entrou para a literatura brasileira em grande estilo. A obra Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional, assinada juntamente com a jornalista, escritora e apresentadora Claudia Matarazzo é uma viagem pela culinária nacional, mas também sobre etiqueta à mesa, especialidade tanto de Claudia, quanto de Renata, que inclusive trabalha com isso.

 Especialista em mesa posta, a relações públicas Renata, entrou para este universo há 3 anos, quando procurou cursos sobre etiqueta e esbarrou na falta de informações sobre como comer a comida brasileira. “As informações se limitavam à cultura americana, ou europeia e senti falta de dicas para o Brasil, uma vez que nossa culinária é única e merecia um capítulo sobre isso”, pontuou.

Foi assim que surgiu o primeiro contato com a Claudia Matarazzo. “Procurei a Claudia para me passar informações sobre etiqueta à mesa e como servir e comer as comidas brasileiras, e nem mesmo ela sabia a respeito, mas alinhamos a possibilidade de aprofundar o tema. Três meses depois nos encontramos em Curitiba e a ideia amadureceu. Levei uma pesquisa prévia sobre o tema e a Claudia sugeriu que isso se tornasse um livro. Assim surgiu a obra Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional”, explicou Renata.

O livro é um lançamento da Editora Senac São Paulo e tem como objetivo enaltecer a gastronomia brasileira. A obra apresenta ingredientes, receitas e pratos do Brasil que merecem ser valorizados. O texto, leve, discorre sobre o mix de influências (europeias, africanas e indígenas) que, ao longo dos séculos, resultou em uma “etiqueta brasileira” – sendo diferente em cada região, pois há peculiaridades na maneira de cozinhar, servir e comer nos cinco cantos do país.

Muito além de um livro de receitas, Claudia e Renata buscaram contextualizar cada prato e contaram com a ajuda essencial do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro.

Pelas páginas, o leitor viaja no tempo, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época. Ao aterrissar na atualidade, a obra apresenta os itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio.

Lançamento em Balneário Camboriú:

Para os catarinenses que moram na região de Balneário Camboriú o lançamento acontecerá nesta terça-feira, dia 07 de junho, no hall da AJRealty, no Balneário Shopping. O evento é organizado pelo Balneário Shopping e pela Raffiner Mesa Posta. Na ocasião haverá uma conversa entre as autoras e o público, para marcar o lançamento, seguido por uma noite de autógrafos. “O Balneário Shopping está sempre recebendo novidades e tendências, esse é um dos motivos que o torna ponto de encontro de pessoas antenadas que estão em constante atualização. A noite de autógrafos com as autoras Claudia Matarazzo e Renata Kauling irá proporcionar um momento de trocas sobre cultura e comportamento”, comenta o gerente de marketing do Balneário Shopping, Fábio Quintana.

 SERVIÇO:

Lançamento do livro Mesa Brasileira: Guia para servir e degustar nossa comida regional

Serviço: Noite de autógrafos com Claudia Matarazzo e Renata Kauling

Local: Hall da AJ Realty - segundo pavimento, entre a TokStok e a Zara.

Quando: Dia 7 de junho

Horário: 19 horas
 
Texto: Agência A