Publicado em 08/08/2012

Casinhas de adobe

O post de hoje é uma sugestão da querida Lara Maringoni Guimarães, uma fofa que conheci em uma noite muito massa no show do Vanguart - bandinha amada do meu cuore!

Quase não cruzo a Lara por aí, um pouco porque eu vivo na minha conchinha e outro porque agora ela tem um niponamorado, o Rubens Motonaga, que me parece tão supimpa quanto ela.

Como ele mora lá no meu amado Ridejanêro, a Lara tá sumidinha das bandas de cá e vive pras bandas de lá. Sortuda esta menina!

Mas como no mundo virtual a gente encontra quem quiser e na hora que bem entender (principalmente as criaturas lesgais) troquei umas ideias com ela após postar  na fan page do Casa (dá um like,  polvo!) uma fotinho de um ambiente lindo, com paredes feitas de blocos de adobe.

Neste dia, a Lara tinha acabado de voltar de uma viagem ao noroeste da Argentina e me contou que na região há muitas construções feitas desse  material que mistura terra, areia e um estabilizante (geralmente uma palha), que é amassado com os pés, moldados através de uma forma e secado ao sol.

Por ser uma técnica que quase não causa impacto, pois geralmente utiliza a terra e a produção local, a construção com adobe pode ser uma alternativa para quem busca um material ecologicamente correto para a casinha dos seus sonhos.

Além de amiguinho da natureza, o adobe possui grande eficiência energética e acústica.

Em um post que escrevi sobre a minha Casinha no Campo , falei que a queria de madeira. Mas mudei de ideia depois de ver tantas construções lindas e charmosas erguidas com adobe.

Se você tá curioso e quer saber mais sobre a viagem da Lara, a região visitada e construções sustentáveis, acesse o bloguinho a Casa da Montanha, projeto desenvolvido pelo casal de permacultores Suzana Maringoni (mãe) e Jorge Timmermann.

  • A partir da sexta foto os créditos são dos companheiros de viagem da Lara - Suzana Maringoni e Rubens Motonaga. As restantes eu catei no Pinterest ;)

[nggallery id=36]