Publicado em 22/10/2018

CasaCor SC: uma suíte para acolher

 

Dormitório moderno, criado pela designer Adriana Tiezzi, proporciona independência e privacidade, além de soluções sustentáveis 

*Por assessoria de imprensa

 A Suíte de Hóspedes Savana, projeto da designer de interiores Adriana Tiezzi para a CasaCor Florianópolis, propõe um dormitório moderno, acolhedor e com opções sustentáveis e criativas. Inspirado em uma mulher contemporânea e descolada, que não abre mão do conforto e busca um estilo de vida que gere o menor impacto possível ao meio ambiente, o espaço foi desenvolvido para acolher uma hóspede e proporcionar autonomia a ela. A suíte pode ser conferida de 14 de outubro a 25 de novembro durante a mostra, que nesta edição ocorre em uma casa na estrada Caminho dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa, com o tema “A Casa Viva”.

Com 22 m², o espaço permite que a visitante tenha uma estadia totalmente independente, com privacidade e sem atrapalhar a rotina diária da casa. Ela pode, por exemplo, preparar refeições rápidas, e a suíte possui até mesmo um lugar para ela guardar sua bicicleta. “O estilo sustentável norteou o projeto. Além da inspiração na mulher moderna que se preocupa com essa questão, busquei sustentabilidade não só de materiais, mas social e econômica também. Não dá para ignorar essa transformação a qual estamos vivendo”, explica a profissional.

Para gerar menos lixo, por exemplo, a designer de interiores buscou soluções como não usar gesso no teto - para que o material não seja descartado ao fim da mostra - e manter o piso original de madeira da casa, que foi revestido com carpete, proporcionando um toque de aconchego. O uso de ventilador de teto no lugar do ar condicionado refresca e economiza energia, e a bicicleta pode ser pendurada na parede, transformando-se em item de decoração. Adriana também buscou referências nas residências verticais e studios, pequenos apartamentos que não possuem divisórias entre os cômodos e são tendência no mercado imobiliário.

“O projeto vai na contramão do tudo perfeito e mostra, por exemplo, que as peças do closet e os itens da copa podem, sim, ficar aparentes sem causar dano visual”, defende. Na paleta de cores estão variedades do cru e tons alaranjados e terrosos - os últimos, uma das tendências percebidas pela designer  durante visita à última edição do Salão Internacional do Móvel de Milão -, além de uma pincelada de cinza. No mobiliário, predomina a madeira.

Uma das peças em destaque é o aparador Zanini de Zanine, que faz as vezes de escrivaninha e de mesa de cozinha para refeições. Um biombo em treliça é utilizado como cabeceira e abraça a cama baixa, uma proposta jovem e contemporânea e contrapõe aos volumes estofados geralmente utilizados nas cabeceiras. Há ainda um armário em serralheria desenhado pelo escritório. Os tecidos foram criados exclusivamente para o espaço em parceria com Paula Papéis. Apesar da designer ter optado por não usar gesso, o projeto luminotécnico consegue criar uma atmosfera aconchegante e cênica, com os pontos estratégicos de luz colocados através de arandelas, luminárias de sobrepor e iluminação embutida.

Já no banheiro, paredes, bancada e até a banheira são revestidas por porcelanato Pietra Lombarda, inspirado na pedra cinza com pedaços de outras rochas em sua composição, que é conhecida como um dos pilares da arquitetura lombarda por ter sido amplamente usada na região de Milão no início do século XX. Elegante, a releitura da Portobello lembra um granilite (concreto decorativo com um aspecto próximo ao granito natural), uma das principais tendências da arquitetura e decoração atualmente. Entre as obras de arte que decoram o espaço estão a gravura da artista Juliana Falchetti, no quarto, e a obra de Beatriz Wolff no banheiro. Chapéu, roupas e acessórios produzidos localmente e com uma proposta mais consciente complementam o ambiente.

 

Texto: Melissa Hoffmann

Fotos: Mariana Boro