Publicado em 08/11/2016

Casa Cor SC: um jardim de outrora

_mg_2016_foto-mariana-boro

Arquiteta Ana Trevisan assina espaço contemplativo nesta edição da Casa Cor SC

No resgate histórico da casa ‘Dr. Oswaldo Cabral’, o Flamboyant existente no terreno foi a principal inspiração para a criação do espaço ‘Um Jardim de Outrora’, projeto da arquiteta Ana Trevisan com o arquiteto Rodrigo Gheller e o estudante de arquitetura, Gilberto Gomes, para esta edição da Casa Cor Santa Catarina.  Situado em 350 m², localizados entre a árvore e a edificação - ambos tombados pelo patrimônio histórico, o jardim contemplativo faz o convite para uma pausa em meio aos sons da cidade.

O start para a composição do projeto foi a delimitação de uma circulação central, que permitiu a criação de espaços de estar com floreiras e elegantes bancos em madeira. Para fazer a drenagem das águas pluviais para o solo foi escolhido um piso drenante sustentável, produzido com material de reuso como cimento e sobras de pedras.

_mg_8112_foto-mariana-boro

Os tons cinza e azul, presentes na fachada da casa, estão também pelo jardim, combinados com o preto e o verde das plantas, dando um ar contemporâneo ao local. A vegetação escolhida para compor o espaço utiliza espécies frutíferas e ornamentais, que exploram tons que vão do verde ao rubro. Para que os visitantes pudessem contemplar o jardim de um plano geral, foram escolhidas plantas de baixo e médio porte.

_mg_8151_foto-mariana-boro

O destaque no projeto é a disposição da piscina paralela à casa, que recebeu acabamento na cor preta minimizando seu destaque  em meio ao jardim, caracterizando um espelho dágua capaz de refletir a escultura que complementa o cenário - obra do artista plástico e arquiteto catarinense, Roberto Rita. Balanços na cor azul, assinados por Marcelo Rosenbaum e as poltronas Biguá, produzida artesanalmente em madeira maciça pelo designer Carlos Motta, ambientam o espaço sob o flamboyant. Depois que o sol sai de cena, o projeto luminotécnico  revela e prioriza o que precisa ser visto.

_mg_8124_foto-mariana-boro

Imagens by: Mariana Boro