Publicado em 24/10/2016

Casa Cor SC: café com aconchego industrial

cafecasacor-6

Arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri assinam o projeto do Café na Casa Cor 2016, apresentando alternativa e tendência para o espaço comercial

*Por Melissa Hoffmann

Nesta edição da Casa Cor Santa Catarina as arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri unem beleza e funcionalidade no ambiente do Café, que será explorado pelo Jardins Restô Café.

Com 40 M2, a dupla se inspirou na casa onde será realizada a mostra deste ano, que pertence ao médico e historiador Oswaldo Cabral. O imóvel foi construído entre as décadas de 1940 e 1950, no centro de Florianópolis, em estilo neocolonial espanhol e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, em 1988.

- Optamos por um layout funcional e compacto. Utilizamos bancos com capitonês na bancada fixa de madeira para marcar a circulação de pessoas e delimitar a estação de trabalho das mesas. Eles são uma ótima opção para pouco espaço de circulação, podendo ser utilizados em sala de jantar ou cozinha – explicam.

cafecasacor-3

Quem entrar no Café, que ficará no subsolo da casa, vai se deparar com tons que vão do cobre, passando pelo cinza, preto (este último encontrado nos tampos de granito das mesas) até chegar ao Rose Quartz, eleita pela Pantone como a cor de 2016. O rosa é um dos protagonistas do espaço, presente nos estofados dos bancos das mesas e no painel ripado em laca que divide o café da biblioteca. Aliás, o ambiente da biblioteca ganhou uma estante em laca cinza com poltrona e pufe do designer Aristeu Pires.

cafecasacor-1

O estilo industrial proposto pelas profissionais aparece em uma estante de cano de cobre que dará apoio à bancada do café. Foi entre os anos de 1950 e 1970 que a proposta chegou à decoração como alternativa funcional e elegante para ocupar os espaços. O cobre também aparece nas luminárias e na torneira da pia.

No piso, foi assentado uma tijoleta de 5x40 no formato de espinha de peixe, ganhando um design exclusivo e inédito para solucionar chão e parede, uma boa alternativa aos papéis de parede. O porcelanato marmorizado foi utilizado para revestir a parede em cima da pia. No forro, foram utilizadas placas plásticas com desenhos geométricos remetendo à arquitetura da casa. Samambaias afixadas no forro de gesso proporcionam um frescor à movimentação do local.

cafecasacor-7

- Chamamos o designer gráfico Luiz Pegoraro para escrever na parede com giz  All You Need Is Love, em alusão a música dos Beatles, e assim deixar o café mais cool e descontraído – contam Isadora e Caroline. O destaque do projeto lumininotécnico fica por conta das arandelas focadas nas mesas, uma iluminação indireta que destaca as paredes. Também foram usadas luminárias sobre a bancada que divide a cozinha do café. E como para acompanhar um bom café é necessário uma boa música, foi instalado um amplificador de som com sistema bluetooth que pode ser controlado pelo celular ou tablet.

Fotos by: Lio Simas