Publicado em 16/09/2020

Biofilia, sustentabilidade e a arquitetura atual

Projeto Yael Gossis e Marisa Lebarbenchon  - Foto: Lio Simas

A Biofilia é uma palavra de origem grega, já conhecida há muitos anos, mas que de um tempo para cá, vem se tornando referência em projetos de arquitetura. Bio significa vida e philia significa amor. Amor pela vida, pela natureza. Na arquitetura, tanto residenciais como comerciais, os projetos integram cada vez mais, a construção com a natureza, proporcionando qualidade de vida e produtividade. O convívio com familiares, amigos, contemplar a natureza e espaços confortáveis, determinam as diretrizes dos projetos de arquitetura da atualidade.

Existem estudos que comprovam que projetos integrados com a natureza reduzem impactos causados pelo dia a dia promovendo bem-estar e saúde. E mostram que os escritórios e espaços comerciais que possibilitam esse contato com a natureza, com as plantas, com o verde, conseguem ter funcionários mais felizes, produtivos e mais criativos. Um estudo realizado pela Universidade de Lancaster sobre “Espaços humanos: o impacto global do design biofílico no local de trabalho”, concluiu que a biofilia nos escritórios aumenta em 15% a sensação de bem-estar, reduz a ansiedade em 37% e a depressão em 58% e o cansaço dos funcionários em 38%.

O mesmo estudo mostrou que 67% dos colaboradores se sentem mais felizes trabalhando em espaços com luz natural e verde. Além disso, a biofilia ajuda na valorização dos imóveis. E o arquiteto, principalmente aquele especializado em paisagismo, tem um papel fundamental na construção desses espaços. Criando projetos cada mais sustentáveis e biofílicos.

Projeto de Paisagismo Yael Gossis

 

A biofilia pode ser aproveitada de várias formas num projeto de arquitetura. A iluminação natural, por exemplo, proporcionando claridade, aconchego e o calor do sol. A natureza também pode ser valorizada na escolha de materiais como objetos e mobiliários em madeira, pedras naturais e fibras. Na decoração, os vasos com vegetação natural e nativa acalmam qualquer ambiente, através da energia e da vida. Janelas de grandes vãos, que integram o interior com o exterior, trazendo ventilação natural ao projeto.

Um outro destaque são os projetos paisagísticos de jardins e espaços sociais, cada vez mais utilizados pelas pessoas na busca do bem-estar e da qualidade de vida. Jardins de casas ou de prédios residenciais precisam ser projetados com equilíbrio, amplitude e integração. Valorizar o entorno estabelecendo uma ligação entre a construção, a natureza e os espaços de relaxamento e contemplação. A fronteira entre interno e externo precisa ter equilíbrio nos projetos paisagísticos.

Um jeito novo de morar e trabalhar, onde se valoriza espaços amplos, integrados, cercados por paisagens naturais e espaços contemplativos. Essa tem sido a preferência dos brasileiros, tanto antes da pandemia como agora. Trazer o verde para dentro de suas casas, escritórios, home-office, condomínios e até mesmo grandes espaços comerciais como shoppings e edifícios.

 

*Por Yael Gossis, arquiteta paisagista