Publicado em 10/07/2023

Alex Hanazaki assina o paisagismo de empreendimento sustentável na Praia do Santinho

Projeto-Praia-do-Santinho-02.jpg

Catarina Village terá vilas com apartamentos térreos e com quintal, e é o primeiro empreendimento da Procave em Florianópolis

Três renomados escritórios de arquitetura e paisagismo se uniram para projetar o primeiro empreendimento da Procave em Florianópolis, na Praia do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina. O projeto, residencial, terá vilas com apartamentos “garden” (térreos e com quintal) e mais três pavimentos. Integrado à natureza, o Catarina Village vai ocupar menos de um terço do terreno de 82 mil metros quadrados.

“Um dos grandes desafios foi aproveitar da melhor forma as características do terreno. A área tem uma declividade natural que permite a distribuição das construções de forma bastante harmônica, sem comprometer, por exemplo, a vista da paisagem de quem circula fora do empreendimento”, diz o arquiteto Daniel Ceres Rubio, do conhecido escritório Desenho Alternativo. “Desde o início, nossa intenção sempre foi integrar natureza e área urbana, um conceito bastante moderno de arquitetura”.

Responsável pelo projeto arquitetônico do empreendimento, Daniel trabalhou em parceria com o escritório MarchettiBonetti+, um dos mais renomados de Santa Catarina, que assumiu os projetos de interiores, e com o paisagista Alex Hanazaki, duas vezes vencedor do principal prêmio da American Society of Landscape Architects, que escolhe todos os anos os melhores projetistas de jardins do mundo.

Projeto-Praia-do-Santinho-03.jpg

Juntos, os profissionais desenvolveram unidades que têm ventilação e iluminação natural em todos os cômodos, o que reduz a demanda por energia elétrica, e conceberam um projeto que valoriza a integração das áreas internas a um “grande jardim”. O empreendimento tem telhados verdes com sistema de captação de água da chuva e geração de energia fotovoltaica para áreas comuns. Além disso, áreas de vegetação nativa serão preservadas e ampliadas.

Mais de três mil metros quadrados de área do terreno vão ser destinados à implantação de infraestrutura viária e de lazer para atendimento aos moradores do bairro. O projeto inclui, por exemplo, a oferta de uma área comercial, o que vai fomentar a economia da região, e a construção de uma praça pública, que também terá o paisagismo desenvolvido por Alex Hanazaki. A Servidão Marciano Severino vai ser alargada para permitir o acesso do caminhão de lixo e de bombeiros e passará a ter calçada, estacionamento público e rotatória. A região também vai ganhar um novo acesso à praia, compartilhado pelos vizinhos e os moradores do empreendimento. O caminho atual, por trilhas abertas na vegetação de restinga, será substituído por uma passarela de madeira suspensa e iluminada

 

 

Texto: Guilherme Simon/All Press