Publicado em 23/06/2023

Arquiteia se inspira em influenciadora na criação de um ateliê para a mostra "Morar Mais"

 

Frase-Amanda-Souza-Morar-Mais-Arquiteia-1600x900.jpg

Com a frase “Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade”, Amanda Souza leva inspiração também para a arquitetura - Crédito: Divulgação

De que maneira a moda está atrelada à arquitetura? É a partir desse questionamento que Amanda Souza, consultora de imagem e influenciadora, tornou-se inspiração para transformar o antigo closet do casarão em um cômodo acolhedor com identidade, com a sua frase “Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade” para um ambiente de consultoria de imagem, planejado dentro da mostra de arquitetura e decoração Morar Mais, pela empresa Arquiteia. De São Paulo (SP), criada pelas arquitetas Marília Carraro e Juliana Pinheiro, a Arquiteia é uma empresa comprometida em transformar lares e gerar bem estar, e carrega esse nome em homenagem à grande teia de parceiros que ajudam as arquitetas na realização destes sonhos. O ambiente é aberto para visitação, localizado na Rua Deputado Euvaldo Lodi, Casa 145, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, com ingresso comprado pelo site.

A Arquiteta convidou Amanda Souza para fazer uma visita ao local com o intuito de mostrar o resultado do ambiente, planejado para ser um ateliê de imagem e estilo para uma consultora que trabalha no formato home office, atendendo tanto presencialmente quanto virtualmente e também produzindo conteúdo para suas redes sociais. O local era o antigo closet de um casarão da década de 70, projeto do arquiteto Henrique Cambiaghi Filho, porém os armários do ambiente não eram os originais da construção.

Ambiente-Morar-Mais-Arquiteia-Amanda-Souza-900x1200.jpg

Desde o início do projeto, a frase de Amanda foi o fio condutor que guiou as arquitetas da Arquiteia. Juliana Pinheiro relata que a frase da Amanda surgiu na fase de criação do projeto, que logo pediu autorização do uso da frase da consultora no ambiente. “Eu já seguia o perfil da Amanda no Instagram e já conhecia a frase dela, que está escrita no seu perfil,  ‘Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade’, assim como ‘Não é sobre arquitetura, é sobre acolhimento e bem-estar’”, explica a arquiteta.

Para Amanda Souza, as cores do estúdio são acolhedoras e pensadas estrategicamente. “As cores no espaço são para trazer aconchego, pensadas no feminino, no despertar e criatividade. Todo aproveitamento do espaço e toda a explicação do ambiente são sensacionais. Fiquei muito lisonjeada com o fato de a minha frase, que é minha filosofia de trabalho, estar exposta nesse ambiente”, expressa a consultora.

Segundo Juliana, moda, design e arquitetura estão diretamente interligados, de modo que a influência de um impacta diretamente sobre o outro. No caso do espaço planejado, há grande incidência de memórias afetivas, além da neuroarquitetura, que é o estudo que analisa os impactos do ambiente físico no comportamento humano e também auxilia na geração de criatividade. “Na verdade, as tendências começam normalmente pela moda e depois chegam no design e na arquitetura. Textura de tecidos, paletas de cores e  estilos de roupas,  tudo isso influencia no design e na arquitetura. Observar o que acontece na moda é entender o que vai acontecer no design e na arquitetura”.

A consultora de imagem Amanda Souza trabalha valorizando a beleza feminina com um objetivo muito mais humanizado, um olhar empático construído através da vivência, experiências e estudos que permitem com que cada cliente desenvolva um estilo pessoal singular capaz de comunicar para o mundo suas mensagens mais preciosas.

A moda pode servir como uma fonte inspiradora para a arquitetura, trazendo consigo padrões cativantes, texturas envolventes e materiais únicos que são encontrados em tecidos e estampas. Por outro lado, a arquitetura tem o poder de influenciar a moda ao incorporar formas harmoniosas, estruturas marcantes e proporções elegantes que são traduzidas para o design de roupas.

Morar-Mais-Espaco-Planejado-Arquiteia-Amanda-Souza-900x1200 (1).jpg

No ateliê de imagem e estilo foram pensados em alguns artifícios, como panos de vidro para trazer a relação externo-interno. Isso permite entrar em contato com a natureza e auxiliar na conexão com a criatividade, que é estimulada juntamente com a utilização de cores mais neutras e terrosas. Por esse motivo, o aroma do ambiente, desenvolvido pela Adriana Balero, da Aroma Consciente, também foi pensado e é composto por chá branco, jasmim e verbena, que proporcionam um mix de sofisticação, entusiasmo pela vida, relaxamento e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.  Os objetos feitos à mão também auxiliam neste processo, pois o feito à mão é um processo mais demorado, que ajuda a eliminar o estresse e libera a ansiedade.

A ligação entre moda e arquitetura possibilita a exploração da interseção entre o estilo pessoal e o ambiente construído, revelando como ambos desempenham um papel fundamental na expressão individual e na criação de espaços acolhedores e inspiradores. 

Sobre Amanda Souza - @souamandasouzaa

Amanda-Souza-Consultora-de-Imagem-900x1200.jpg

Amanda Souza, consultora de imagem de 36 anos, mãe e nascida em Campinas, cidade a 95 km da capital de São Paulo, divide seu tempo de consultoria de imagem individual com aulas para orientar outras consultoras em seu curso que existe há mais de dois anos, “Minha cliente gorda”, que tem o objetivo de despertar em outras mulheres a autoestima e a liberdade para vestir e ser o que quiserem.

A consultora de imagem tem um olhar democrático e empático construído através da vivência, experiências e estudos que permitem com que cada cliente desenvolva um estilo pessoal singular capaz de comunicar para o mundo suas mensagens mais preciosas. Além de ser palestrante, ela é ativista pela liberdade corporal e docente.

Mulher que acolhe outras mulheres, Amanda Souza trilha o caminho para uma imagem autêntica, que passa pela escuta atenta e pelo respeito pela trajetória de cada pessoa.

   

Texto: Mariana Cruz, Agência ERA.